quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coluna de lançamentos da semana + notas de bastidores

Lançamentos em DVD



Libertário- Quase um manual de rebeldia operária, o filme retrata a opressão com que trabalhadores de uma fábrica de roupas eram tratados pelos patrões. A chegada de um subversivo professor (Marcello Mastroiani) dá estofo intelectual à greve para diminuir a jornada de 14 para 13 horas diárias e assistência médica. O olhar humanista e libertário de Monicelli, que ressurge de forma plena em O exército de Brancaleone, é o grande condutor deste exemplar tardio do neorealismo italiano.
Os companheiros (I Compagni, Italia, 1963). De Mario Monicelli. 126 minutos. Lume Filmes.



Pesadelo - Com a indicação ao Oscar, a produção que trouxe a estética blockbuster para o mundo dos sonhos ganha novo fôlego. Após bons filmes como Amnésia e a nova franquia Batman, Nolan escorrega ao investir mais em efeitos e redundâncias do que em tutano para contar os apuros de uma equipe de mercenários liderada por Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), especialista em entrar na mente das pessoas para implantar e retirar informações. Assombrado pela ex-mulher, Cobb se vê preso num mundo pretensamente onírico. E que não tem nada de surreal.
A origem (The inception, EUA, 2010). De Christopher Nolan. 148 minutos.Universal.




Musical
- De volta em DVD duplo, este musical de grande sucesso marca o primeiro reinado de John Travolta, lançado ao estrelato pouco antes em Os embalos de sábado à noite. Se este foi um retrato da geração das pistas de dança, Grease é uma paródia dos filmes juvenis dos anos 1950. A trama mostra o romance entre Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (Travolta), que se apaixonam nas férias sem saber que passariam a estudar no mesmo colégio. A trilha entrou para a lista das melhores já feitas para o cinema.
Grease - nos tempos da brilhantina (EUA, 1978). De Randal Kleiser. 110 minutos. Paramount.

Bastidores

Tiradentes - Pernambuco reina na Mostra de Tiradentes. Além da homenagem a Irandhir Santos, em mesa com diretores com quem o ator de Tropa de Elite 2 já trabalhou, os curtas de programação, como o inédito Mens sana in corpore sano (de Juliano Dornelles) tem empolgado público e crítica.

Nelson - O Cineclube Doze e Meia prossegue com homenagem ao mestre Nelson Pereira dos Santos. O filme de hoje é Como era gostoso o meu Francês (1970). No Centro Cultural Correios (Recife Antigo), 12h30.

Festival I - Não bastasse o excelente trabalho de relançar filmes autorais clássicos e contemporâneos no mercado de DVD, a produtora e distribuidora Lume Filmes, do Maranhão, agora prepara seu próprio festival de cinema. O 1º Festival Lume de Cinema será entre 14 e 23 de julho em São Luiz. Inscrições abertas para filmes nacionais e estrangeiros até 15 de maio pelo www.lumefilmes.com.br/festival2011.

Festival II - O Fluxus 2011 recebe inscrição para duas modalidades de trabalhos: filmes que serão exibidos na internet e projetos de filme-instalação. Inscrições gratuitas e poderão ser feitas inscrições até 28 de fevereiro no site do festival - www.fluxusfestival.com.

Luto - Morreu na última segunda, aos 61 anos, o produtor de cinema Bernd Eichinger. Nascido na Alemanha, ele é responsável por filmes díspares como A Queda! - As últimas horas de Hitler, Quarteto fantástico, O perfume, O nome da rosa, Eu, Christiane F., História sem fim, Resident evil e O grupo Baader Meinhof.

(Diario de Pernambuco, 27/01/2011)

Nenhum comentário: