segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Exposição marca mudança de Shiko para a Itália



De malas prontas para uma temporada de três anos na Europa, o artista paraibano Shiko reuniu trabalhos antigos e recentes para uma nova exposição. Dada a relação de parceria e admiração que mantém com a cena cultural do Recife, nada mais justo que o ´bota-fora` ser na cidade que já recebeu três individuais suas. A abertura será hoje, às 20h, no Bar Central (Boa Vista), suas obras permanecem à mostra até 20 de fevereiro.

Shiko e sua esposa vão morar na pequena cidade de Camerino, região central da Itália. A expectativa do artista em publicar seu trabalho na Europa é pertinente. ´Alguns colegas de lá dizem que o mercado editorial é bem mais amplo, não fica restrito a um só país`, diz. Fora isso, a ligação estética de seu trabalho com as artes gráficas do país de Milo Manara é mais do que evidente.

Antes mesmo de descobrir Manara, ele já admirava Tanino Liberatore e Andrea Pazienza, que foram publicados no Brasil dos anos 80 nas páginas da revista Animal. ´É também uma oportunidade de ficar isolado por um tempo para estudar e produzir. Fui autodidata a vida inteira`. Entre os trabalhos que vai terminar no Velho Continente está a adaptação gráfica do romance O quinze, de Rachel de Queiroz, para a editora Ática e a HQ autoral A boca quente. ´O trabalho que faço para o mercado nacional continua, já que a distância da Itália para o eixo Rio-São Paulo é a mesma que da Paraíba: uma conexão com a internet`.

Natural de Patos, Francisco José de Souto se estabeleceu em João Pessoa no fim dos anos 1990. Se tornou Shiko quando morou em Brasília. Lendo um mangá, ele aprendeu que a palavra define a área de alcance de uma espada samurai. Como já havia outro Chico no mercado de lá, adotou o codinome japonês.



Alguns trabalhos da exposição foram feitos sob encomenda, como as sete pin ups da cerveja Devassa. Algumas já foram utilizadas em campanhas, mas a maioria permanece inédita. Outra novidade é uma nova tela da série Olívia Palito, em versão femme fatale feita para a revista nórdica Fashion and Arts. Entre telas a óleo, aquarelas e desenhos originais, reproduções das suas obras mais conhecidas serão vendidas a R$ 50, autografadas.

Mais obras de Shiko no blog da produtora Cláudia Aires e no Flickr do artista.

Serviço
Exposição de Shiko
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Bar Central (Rua Mamede Simões, 144 - Boa Vista)
Informações: 8175-7208

(Diario de Pernambuco, 17/01/2011)

Nenhum comentário: