segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UFPE promove curso sobre expressionismo alemão


Metropolis, de Friz Lang, será um dos filmes estudados

O cinema e a história da Alemanha dos anos 1920 será tema do curso de extensão O expressionismo alemão e a República de Weimar. As atividades começam na próxima quarta-feira (19) e seguem até a sexta (21), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditódio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A organização é do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da democacia da UFPE. O programa inclui palestras, debates, exibição de filmes e o lançamento dos livros Presença das juventudes pernambucanas e Estado e classe operária no Brasil.

De acordo com o professor e cientista político Michel Zaidan, as aulas tratarão deste período específico do pós-guerra alemão para estabelecer diálogo entre as teorias do cinema e da história. ´São linguagens diferentes que apontam para uma crise de paradigmas`, diz Zaidan. ´Na arte, a representação clássica da vida foi subsituída pela alegoria, através do alto contraste entre claro e escuro e pessoas com feições e caráter distorcidos. Isso reflete a crise econômica e política da República de Weimar, que vivia a inflação, o desemprego, a xenofobia e a ascenção do partido Nacional-Socialista`.

Para ilustrar as aulas, no período da tarde serão exibidos os filmes Nosferatu (F.W. Murnau, 1922), Metropolis (Fritz Lang, 1927), O gabinete do Dr.Caligari (Robert Wiene, 1919), Doutor Mabuse (Lang, 1933) e O museu das criaturas de cera (Paul Leni, 1924). Os professores Zaidan, Paulo Cunha, Alexandre Figueirôa e o pesquisador Michel Rocha comentam as obras. O curso é gratuito e é preciso estar vinculado a instituições de ensino; basta se inscrever até segunda-feira, pela manhã, pelo telefone 2126-7351 e email neepd@ufpe.br.

Diario de Pernambuco, 17/01/2010)

Nenhum comentário: