sábado, 15 de janeiro de 2011

Coluna de Lançamentos



Político - Há quem entenda a polêmica prisão de Polanski como consequência do teor acusativo deste thriller político premiado com o Urso de Prata de melhor direção no último Festival de Berlim. Ewan McGregor é o fantasma, roteirista sem nome contratado para dar um trato na biografia do ex-premiê britânico vivido por Pierce Brosnan. Polanski manipula seu fantasma, que corre pela própria vida enquanto descobre as relações perversas entre líderes dos EUA / Inglaterra.

O escritor fantasma (Ghost writer, EUA, 2010). De Roman Polanski. 128 minutos. Paris.



Digital - Restaurado para a tecnologia Blu-Ray de imagem HD e som 7.1, o filme-concerto da Disney ganha novo patamar. Obra pioneira no uso de cores e sons, o filme original formato letterbox (4:3) vem acrescido de outro longa, Fantasia 2000 em que a proposta original é estendida para novas peripécias visuais, compostas no compasso de clássicos da música erudita. O ponto alto é Aprendiz de feiticeiro com Mickey Mouse, uma das versões mais famosas do camundongo.

Fantasia (EUA, 1940/2000). 198 minutos. Disney.



Crítico - Esta seleta de críticas de Inácio Araújo é uma aula e tanto. Reunião de textos publicados na imprensa a partir de 1983, há nela um panorama da cultura fílmica desde então e o reencontro com clássicos. O material leva a refletir sobre fazer, assistir e pensar cinema. O texto preciso e suscinto faz renovar a fé na crítica, explicada por ele como a arte de amar e colocar filmes em crise. “Caso contrário, você fica sendo pombo-correio da indústria de cinema, dizendo o que eles querem que seja dito”, disse, em entrevista no prefácio.

Cinema de Boca em Boca – escritos sobre cinema. Organização: Juliano Tosi. 712 páginas. Imprensa Oficial.



Retrospectiva - Os primeiros 15 anos do maior festival de documentários da América Latina em um único volume. Ano a ano, o organizador Labaki comenta a evolução do evento (na primeira edição foram 2 mil espectadores; na última, 25 mil) ao mesmo tempo em que podemos acompanhar o desenrolar da obra de cineastas como Eduardo Coutinho, Cao Guimarães e Marcelo Gomes, que esteve lá na primeira edição, em 1996, com o curta Maracatu, Maracatus.

É tudo cinema - 15 anos de É Tudo Verdade, de Amir Labaki. 304 páginas. Imprensa Oficial.

(Diario de Pernambuco)

Nenhum comentário: