quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Coluna de lançamentos da semana



Erudito - Mais uma pérola de Bressane, esse filósofo das imagens. Com Selton Mello e Alessandra Negrinni, o filme adapta dois contos de Machado de Assis: A causa secreta e Um esqueleto. Casal se (re)conhece no cemitério e logo se une. A mulher está frágil pois acaba de sair da prisão e de se tornar órfã. Ele propõe casamento imediato, o que os leva à casa onde a ação se desenrola. Erudito (cada plano é uma obra em si), Bressane nos coloca dentro de pinturas de luz e forma barrocas.

A erva do rato (Brasil, 2008). De Julio Bressane. 80 minutos. TB Produções.



Ninfa - Neil Jordan, que se destacou no início dos anos 1990 com Traídos pelo desejo e Entrevista com o vampiro para logo se afastar do mainstream com Nó na garganta (Butcher boy), explora o cruzamento da mitologia irlandesa com a realidade sócio-afetiva de um melancólico pescador (Colin Farell) que se refugia no barco desde que foi deixou a bebida e o casamento. Certa manhã, ele joga rede ao mar e captura bela e misteriosa ninfa (Alicja Bachleda), por quem se apaixona e o faz se reaproximar da filha cadeirante.

Ondine (Irlanda/EUA). De Neil Jordan. 111 minutos. Swen Filmes.



Aventura - Desde O quinto elemento, Besson vem desenvolvendo um misto de escola europeia de ficção científica e a linguagem norte-americana dos cinema de aventura e ação. Seu novo filme é bastante fantasioso, com seus segredos antigos, múmias que voltam à vida e um bebê pterodáctilo que aterroriza a Paris de 1910. Conhecida personagem dos quadrinhos, a Indiana Jones de saias Adèle (Louise Bourgoin) continua independente, sensual e bem mais inteligente do que os espécimes masculinos que a ameaçam ou lisonjeiam.

As múmias do faraó (França, 2010). De Luc Besson. Imagem Filmes.

Bastidores

3D über alles - O cinema alemão entra com estilo na era do cinema 3D. A estreia mundial de Pina (Wim Wenders) e A caverna dos sonhos perdidos (Werner Herzog) será em fevereiro, no Festival de Berlim.

Verônica - Marcelo Gomes está no Rio de Janeiro, onde edita o longa Era uma vez Verônica, ao lado da montadora Karen Harley.

Seleção - Pedro Sotero e Daniel Bandeira, da Símio Filmes, abrem seleção de elenco para o curta-metragem Sob a pele. Para participar, não é preciso formação ou experiência: basta ter entre 25 e 35 anos e mandar um e-mail com portfólio, foto e contato para sobapelefilme@gmail.com.

Festival - As inscrições para o 15º Cine PE - Festival do Audiovisual vão até 31 de janeiro. Podem participar filmes finalizados a partir de maio do ano passado. O evento está marcado para os dias 2 a 8 de maio, no Centro de Convenções mas a data pode ser antecipada em dois ou três dias, para não disputar a atenção da mídia nacional com o Festival de Cannes, que começa dia 11.

Ariano para a TV - Ariano Suassuna é tema de um programa de TV produzido pelo Sesc, com direção de Walter Carvalho (de Budapeste). As gravações terminaram ontem, com locações como São José do Belmonte, Igarassu e Pau Amarelo (Paulista).

2 comentários:

Yse disse...

Meu será que essa múmia sai? Desde o ano passado fica nessa de lançamento e nunca sai. Nem sei mais se tô curiosa para assitir.

Andre Dib disse...

Sai sim, Yse. Até o fim do mês, garante a distribuidora.