quinta-feira, 30 de abril de 2009

Costa-Gavras assiste ensaio da Orquestra do Coque

A manhã de ontem foi de sol, ,e ele bem que poderia ter ido à praia ou embarcado em algum programa turístico. No entanto, o cineasta Constantin Costa-Gavras decidiu acompanhar o ensaio da Orquestra Criança Cidadã, no Quartel do Cabanga.

Desde que travou o primeiro contato com o grupo, na abertura do Cine PE, o cineasta fez questão de conhecer de perto o projeto que ensina música erudita a 130 crianças e jovens da comunidade do Coque.

Acompanhado pela mulher, a produtora Michelle, o diretor ouviu atentamente o maestro Cussy de Almeida, que apresentou alguns alunos. Como conjecturar o que se passa quando os olhos do veterano diretor de Z e O quarto poder encontram os do menino Luan, que do alto dos seus quatro anos recém-completados, oferece uma esforçada performance de violino?

O próprio Gavras revelou que, enquanto assistia a um dos meninos tocando violoncelo, lembrou de uma sequência de seu filme Amém, que será exibido no próximo sábado, às 16h, no Cinema da Fundação. "Normalmente, só os filhos da burguesiapodem tocar um violino. Mas esses pequenos músicos que moram na favela são incríveis", disse Gavras ao Diario. "É um enorme prazer saber que há gênios ali. Ao mesmo tempo, é triste saber que outros tantos podem se perder por falta de apoio".

Durante uma hora, a orquestra interpretou músicas de Bach, Vivaldi, Ravel e do próprio Cussy. No fim da apresentação, Gavras aplaudiu e gritou "Bravo!". Antes, declarou que conhecer o projeto provocou uma grande emoção, talvez a maior de sua viagem ao Brasil.

* publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: