terça-feira, 28 de abril de 2009

A maratona do Cine PE começou


CONSTANTIN COSTA-GAVRAS, PRESTES A RECEBER HOMENAGEM, ONTEM, NA ABERTURA DO CINE-PE
Foto: Beto Figuerôa

Ontem, com a presença do cineasta Constantin Costa-Gavras e a exibição de seu novo filme, Eden à l’ouest, o Cine PE fez um providencial upgradepara continuar relevante no cenário de festivais brasileiros. Com o início da mostra oficial de curtas e longa-metragens, tem início uma maratona cinéfila, que segue até o próximo domingo, com a exibição de O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira. Somente hoje, serão nada menos que cinco horas de projeção no Teatro Guararapes (Centro de Convenções), com direito a pausa para homenagem a atriz Dira Paes.

Abre a competição de longa-metragens a ficção Mistéryos, de Pedro Merege e Beto Carminatti, dois representantes da nova geração de filmes feitos no Paraná. De acordo com os produtores, trata-se de um suspense surreal, baseado em O mez da grippe e outros livros (Companhia das Letras), de Valêncio Xavier. O “Y” grafado no título é uma referência ao português arcaico que Xavier fez uso na obra.

Em conversa por telefone, Merege diz que não houve dificuldade na adaptação para o cinema. “Classifico o livro como lítero visual, pois ao ler os contos, era como se estivesse assistindo a um filme cheio de links”.

A trama, que transita entre cinco contos do livro, começa com o desaparecimento de Jucélia Ramos (Sthefany Brito), que em 1969 entrou num trem-fantasma, para nunca mais sair de lá. Anos depois, o escritor VX (Carlos Vereza, que viveu Graciliano Ramos em Memórias do Cárcere), a reencontra de forma um tanto inusitada, como uma das atrizes de Sapho, o amor entre as mulheres, filme erótico produzido em 1922. Ainda no elenco estão Leonardo Miggiorin, os paranaenses Marco Zeni, Janaína Spoladore e a veterana Lala Schneider (1926-2007), em sua derradeira atuação.

Merege ainda disse ao Diario que utilizou imagens de arquivo e de envelhecimento digital para simular o filme feito nos anos 20. “Buscamos a verossimilhança, mas a artificialidade do processo digital acabou entrando como mais um elemento de um jogo com infinitas relações”.

Programação intensa - As atividades do Cine PE começam logo cedo, às 9h30, no Recife Palace Hotel, com o seminário Desenvolvimento audiovisual – Os caminhos da co-produção internacional. Participam da mesa os produtores Paula Barreto, Assunção Hernandez, Alberto Flaksman (Ancine), Gualberto Ferrari (França/Argentina) e mediação do secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin. A entrada é franca.

Às 18h30, começa a mostra competitiva. Os curtas digitais são Nello’s (SP), documentário de André Ristum; Teteco (RJ), ficção de Glauco Kuhnert; Eiffel (PE), documentário de Luiz Joaquim; e 6.5 Megapixels (CE), ficção de Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaina de Paula. Logo após, serão exibidos os seguintes curtas 35 mm: Selos (CE), de Graciely Dias - produzido pela escola de audiovisual de Fortaleza; Distração de Ivan (RJ), de Cavi Borges e Gustavo Melo - novo trabalho do coletivo Nós do Morro; e Muro (PE), de Tião, premiado ano passado no Festival de Cannes. Nossos ursos camaradas, novo filme de Fernando Spencer, terá exibição hors concours.

Amanhã, das 15h às 17h, a Sabatina Costa-Gavras, promovida pelo jornal Folha de São Paulo, promete render pano pras mangas. Será no Recife Palace Hotel (Boa Viagem), e terá como entrevistadores os jornalistas Alcino Leite Neto, Silvana Arantes e Inácio Araújo. Até o fechamento desta edição, 50 vagas ainda estavam à disposição. A inscrição é gratuita, e deve ser feita pelo email eventofolha@grupofolha.com.br.

Em tempo: a organização do Cine PE informou ontem que, motivada pela grande procura, a exibição do filme Z, de Costa-Gavras, foi transferida do Cinema da Fundação para o Cineteatro Guararapes. Será na próxima sexta-feira, às 16h, com entrada franca.

*publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: