terça-feira, 14 de abril de 2009

A Erva do Rato chega ao Recife


BRESSANE E ELENCO DE "A ERVA DO RATO"

Semana que vem, Júlio Bressane estará no Recife para apresentar seu novo filme, A Erva do rato.

Será no sábado, dia 23, às 20h.

Inédito no Recife, o longa faz parte do Festival Les 3 Continents, que aporta na cidade entre os dias 21 e 24 de abril.

A Erva do Rato é uma livre adaptação, ou como prefere o cineasta, tradução dos contos A causa secreta e Um esqueleto, de Machado de Assis. Fotografia de Walter Carvalho, com Selton Mello e Alessandra Negrini no elenco.

No último Festival de Gramado, Bressane recebeu um Kikito pelo conjunto da obra. Na coletiva de imprensa, onde citou Niestzsche, Bachelard, Camões e filósofos gregos, ele definiu a nova obra e revelou algumas "chaves" de leitura.

"É uma sobrevivência a um motivo fóssil. É a imagem inconsciente do tempo, no que ele tem de memória inconsciente. A causa secreta é o horror ao rato, signo do apetite sexual, da morte e do tempo, lugar comum de toda a iconografia. Em O esqueleto há o convívio com essa figura caricatural da morte, que também é um sintoma de vida, porque a forma tem vida.

Só que depois de pronto, ele tomou outra dimensão. Faço filmes que não sei o que são. Se soubesse, não fazia, pois já estava resolvida a questão".

O Festival Les 3 Continents será recebido pelos Cinemas da Fundação e Apolo. A sessão de abertura será com The Chaser, de Na Hong-jin, no Cinema Apolo, dia 21, às 19h.

Outros filmes da mostra são Depois da vida, de Kore-eda Hirokazu, Atos dos homens, de Kiko Goifman, Eles não usam black tie, de Leon Hirszman, Baara, de Souleymane Cissé e Grão, de Petrus Cariry. Serras da desordem também conta com a presença da diretora, Andrea Tonacci.

A programação completa, com data, local e horário de cada sessão, será divulgada na próxima sexta.

A versão pernambucana do Festival Les 3 Continents é uma das atividades do Produire au Sud, uma parceria entre a Associação Les 3 Continents (Nantes), Fundação Joaquim Nabuco, Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Nenhum comentário: