sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nem tudo pode dar certo - o novo Woody Allen



Ao ritmo de um filme por ano, Woody Allen constroi uma obra centrada em relações desencontradas, conflitos existenciais e o poder definidor do acaso. Recentemente, sua visão bem-humorada sobre desejo e desespero rendeu o ótimo e otimista Tudo pode dar certo (2009). Um tom abaixo e mais cético sobre a generosidade da vida, Você vai conhecer o homem dos seus sonhos (You will meet a tall dark stranger, EUA, 2010) estreia hoje nos cinemas do Recife.

Assim, quando as inconfundíveis letras brancas sobre fundo preto aparecerem na tela embalada pelo jazz ragtime, em vez de trazer boas surpresas, o destino traçado por Allen escarnecerá de seus subordinados.

As vítimas são Alfie (Anthony Hopkins), que após décadas, deixa Helena (Gemma Jones) para casar com uma jovem garota de programa. E a filha do casal, Sally (Naomi Watts), casada com o escritor frustrado Roy (Josh Brolin) e atraída pelo patrão, o marchand bom partido Greg (Antonio Banderas). Por sua vez, Roy se inspira na vizinha violonista Dia (Freida Pinto) enquanto planeja o novo livro que o consagrará no mercado editorial.

Preocupada, Sally recomenda à mãe abandonada consultar uma vidente, que a enche de esperança sobre como será feliz em breve, quando conhecerá o homem de sua vida. Ilusões, acredita Allen, funcionam melhor que psicoterapia. Ou pílulas.

(Diario de Pernambuco, 26/10/2010)

Nenhum comentário: