sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Janela para mais de 100 filmes


Além da Estrada, de Charly Braun, abre o Janela do Recife hoje à noite, 20h, no Cine São Luiz

A terceira Janela Internacional de Cinema do Recife começa hoje, com uma mostra dos curtas Masala Mama, de Michael Kam (Singapura), Big bang big boom, de Blu (Itália) e Avós, de Michael Wahrmann (SP) e exibição do longa de ficção Além da estrada, co-produção Brasil / Uruguai dirigida por Charly Braun. Uma das novidades deste ano é que o evento se estende ao Cinema São Luiz, templo do cinema que reflete a natureza do Janela em trazer filmes que dialoguem com a memória, o espaço urbano e temas afins tendo em comum o cunho pessoal, ou seja, a marca de seus autores.

A seleção deste ano aponta para mais de cem obras até o próximo dia 21 (domingo), entre mostras competitivas, retrospectivas e especiais como a do ucraniano Seguei Loznitsa, que estará presente na exibição de Minha alegria (Schastye, 2010), um dos destaques do último Festival de Cannes e da Mostra de São Paulo, assim como é o caso de Cópia fiel (Abbas Kiarostami, prêmio de melhor atriz para Juliette Binoche) e Um homem que grita (Mahamat Saleh Haroun).

De amanhã à segunda-feira, programa imperdível é assistir à Trilogia dos dólares, protagonizada por Clint Eastwood com direção de Sérgio Leone. Também amanhã, o público poderá conferir O mágico, novo trabalho de Silvian Chomet (Bicicletas de Belleville), baseado em roteiro escrito por Jacques Tati em 1956.

Divididos em mostras temáticas, os 69 curtas nacionais e internacionais em competição são tão importantes quanto os longas. Alguns foram exibidos e premiados em grandes festivais como História de cão, de Serge Avendikian (Palma de Ouro em Cannes) e Áurea, de Zeca Ferreira (premiado no Cine PE e no Kinoforum). Ave Maria ou Mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, e Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes, representam os pernambucanos.

A presença do Janela no Cine São Luiz é significativa. "É muita sorte ter o São Luiz restaurado e exibindo filmes. Celebremos isso", escreve o diretor artístico Kleber Mendonça Filho, no site do evento.

Nos próximos dias, haverá uma mostra especial de curtas da Semana da Crítica de Cannes, com a presença do curador Bernard Payen, um dos responsáveis pela seleção.

Outro programa especial é a retrospectiva Telephone Colorido, produtora underground que no fim dos anos 90, começo dos 00, chacoalhou a vida cultural da cidade, sendo Resgate cultural seu filme mais emblemático.

Um filme concerto inédito está programado para o dia 19, 21h30, no São Luiz. Baptista virou máquina (PB), com arte de Shiko e a banda Burro Morto, ao vivo.

Pela segunda vez no festival, o Cachaça Cinema Clube do Rio de Janeiro apresenta o programa Galera da Pesada, 17 de novembro, 21h, no Cinema da Fundação. Na pauta estão Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Rita Lee, Farnese de Andrade, José Mojica Marins, Carlos Drummond de Andrade, Pelé e Maurice Legeard, em seis curtas-metragens das décadas de 70 e 80.

Programação para o Fim de semana - detalhes no site do Janela

Cine São Luiz (Rua da Aurora, Boa Vista)

Hoje
20h, curtas + longa Além da estrada, de Charly Braun

Sábado
16h30, O mágico, de Silvian Chomet
18h30, Mostra Competitiva Brasileira
20h30, Clássicos do Janela: Três homens em conflito, de Sérgio Leone

Domingo
17h, Um homem que grita
19h, Mostra Comp. Brasileira 2
20h45, Mostra Competitiva Internacional 2

Cinema da Fundação

Sábado
14h, Cineclube Dissenso
17h, Um homem que grita
19h, Mostra Competitiva Internacional 2
21h, Mostra Competitiva Internacional 1

Domingo
16h, Mostra Competitiva Internacional 1
17h30, Mostra Competitiva Brasileira 1
19h30, Mostra Especial 4 - Minha alegria, de Serguei Losnitza

Nenhum comentário: