domingo, 21 de novembro de 2010

Jarbas vence o BH Humor



Uma caricatura inédita de Jarbas Domingos, da equipe de arte do Diario, foi premiada com o primeiro lugar do Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte (MG).

Este é o terceiro prêmio conquistado pelo artista este ano e o primeiro de sua carreira como caricaturista. A inovação em representar o personagem, o cantor Gilberto Gil, foi decisiva para convencer a comissão julgadora, formada por Chico Marinho, Marcelo Lélis, Lor, Márcio Leite e o mexicano Angel Boligàn.

Arte de Jarbas Mestre na arte da aquarela, Lélis diz por telefone que foi uma escolha difícil, pois o nível dos trabalhos estava alto. ´Jarbas ganhou com mérito, talvez apontando novos caminhos para a caricatura. Me chamou a atenção a forma como ele resolveu o desenho, com uma composição diferente, baseada em recortes. E ficou parecido demais com o Gil`.

Jarbas fez um desenho 100% digital, dentro do conceito que remete a recortes e colagens em papel. ´É uma técnica pouco vista. É importante premiar trabalhos assim, queampliam a diversidade de estilos. Todos anos temos vários salões e normalmente os vencedores são estudados e ganham seguidores`, afirma Lélis.

Esta é a terceira caricatura que Jarbas faz sobre o compositor baiano. ´Foi um caminho longo até chegar ao simples. O importante na caricatura é distorcer e ao mesmo tempo deixar a pessoa parecida para que seja percebida rapidamente`. Gilberto Gil será o primeiro de uma série de desenhos que passarão por Michael Jackson, Susan Boyle e Lady Gaga, a ser publicada nas páginas do Diario.

Organizada pela associação Cartuminas e a Prefeitura de Belo Horizonte, o BH Humor está em sua segunda edição e recebeu mais de 1.400 trabalhos de 30 países. Destes, cem foram selecionados para a exposição e seis foram premiados com troféus e o total de R$ 30 mil.

(Diario de Pernambuco, 19/11/2010)

Nenhum comentário: