quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coluna de Cinema da semana



Cutelo - Esta ficção-científica adapta a ideia de Repo Man (1984), em que Harry Dean Stanton e Emilio Estevez recuperam bens que não foram pagos para financiadoras. No futuro, uma fabricante de órgãos artificiais mantém clientes presos em prestações, com juros. A punição para o calote é a retirada do órgão, mesmo os vitais. Quem os retira são os agentes carniceiros Remy e Jake (Jude Law e Forest Withaker), amigos que se enfrentam quando o primeiro ganha coração novo.

Repo Men (EUA, 2010). De Miguel Sapochnik. 111 minutos. Universal.



Vodca - Antes do fim do regime, os soviéticos infiltraram crianças em território norte-americano. Adultos, espiões como Evelyn Salt (Angelina Jolie, que arregaça as mangas para se manter no primeiro escalão de estrelas) servem ao que sobrou da KGB. Uma vez desmascarada, ela foge e ataca enquanto é orquestrado um golpe definitivo contra os EUA. Jolie vive uma Nikita fashion. Ao mesmo tempo, é o equivalente feminino de McGyver, capaz de construir uma bazuca com tubos de ventilação.

Salt (EUA, 2010). De Phillip Noyce. 101 minutos. Sony.



Bomba - Simular um filme de ação estilo anos 1980 poderia funcionar se Stallone usasse a mão pesada somente contra o ditador do tal país latino-americano, ambientado no Brasil. Desperdício reunir o velho time de musculosos - Lundgren, Rourke, Willis - assim, sob o signo do desastre e pretensão. Satisfaz a curiosidade, e só. Schwarzennegger dá a deixa e não passa mais de três minutos em cena. Chegar ao fim, só para aficcionados pelo gênero ou é muita falta do que fazer.
Os mercenários (The expendables, EUA, 2010). De Sylvester Stallone. 103 minutos. Califórnia.

Eu indico

Eu gosto muito do filme Balzac e a costureirinha chinesa (Balzac et la petite tailleuse chinoise, França, 2002), do diretor Dai Sijie. Além da belíssima fotografia, é impossível não se encantar com as transformações que a literatura provoca na vida de uma pequena aldeia chinesa, durante o regime maoísta. Um filme que fala sobre autoritarismo, liberdade e a descoberta de si mesmo.

Val Lima é fotógrafa

Bastidores

Entre 6 e 8 de dezembro, o Recife será palco do Encontro de TVs Públicas e Culturais da América Latina. Para participar gratuitamente é preciso se inscrever no site da Televisão América Latina (www.tal.tv/etal). O evento terá mais de 100 convidados, entre gestores, produtores independentes e de emissoras de 24 países, que discutirão caminhos para uma programação de qualidade na TV pública. Além dos debates e seminários no Recife Palace, haverá mostra de documentários no Cinema da Fundação.

Meio ambiente - Sábado, durante o Janela Internacional de Cinema do Recife, o concurso de vídeo de 1 minuto Eu Quero Nadar no Capibaribe anunciou os vencedores. Os dois primeiros são de alunos do Instituto Capibaribe. O terceiro, O prato do dia, é de Cleiton Amâncio Félix. Para quem perdeu, eles serão exibidos na TV Pernambuco e nos sites do Janela e do Projeto EQNC.

Festivais - Explosão de festivais no Recife. Mal acabou o Janela Internacional de Cinema, o mesmo Cinema São Luiz recebeu o Ação Mulher, que segue até sábado. Amanhã e sábado tem Cine Chinelo no Pé, no Recife Antigo. E na segunda, também no São Luiz, começa o Festival de Vídeo de Pernambuco.

Estreante - Samuel Santos é o único pernambucano premiado pelo concurso de roteiros de longa-metragem para roteiristas estreantes, promovido pelo MinC. Seu projeto, a ficção, O juazeiro, a pedra e o Sol, foi selecionado entre mais de setecentos e vinte concorrentes no Brasil.

Nenhum comentário: