quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Janela de cinema // O cinema como cachaça



O Cachaça Cinema Clube está de volta ao Recife para uma sessão programada para o Janela Internacional de Cinema. O reencontro do cineclube carioca com o público de Pernambuco será hoje, às 21h, no Cinema da Fundação. Logo após, às 22h30, haverá encontro de realizadores no Café Castigliani. Ao todo, são seis documentários de curta duração, que têm em comum a força de seus personagens: José Mojica Marins, Farnese de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, a banda Os Mutantes, Pelé e Maurice Legeard.

Para quem não conhece o último, Legeard é um agitador cultural francês que viveu em Santos (SP) e desenvolveu atividades cinéfilas com paixão. O guru e os guris (1973), de Jairo Ferreira, trata do tema. ´Queríamos fazer algo à altura do Janela e pensamos nessa seleção, que traz personalidades intensas e de diferentes artes`, diz Débora Butruce, do Cachaça. ´É também um retrato de filmes dos anos 1970`.

Os demais filmes são Mutantes (RJ), de Antônio Carlos da Fontoura; Farnese: caixas montagens objetos (RJ), de Olívio Tavares de Araújo; O fazendeiro do ar (RJ), de David Neves e Fernando Sabino; Fogo Fátuo (SP), de Godoffedo Telles; Pelé: luz, câmera, ação(RJ), de Anselmo Duarte e L. Andreone.

Além de Débora, o cineclube é formado por Karen Barros e João Mors. Além do Recife, o Cachaça esteve em festivais de São Paulo e Berlim. Em agosto, completou oito anos de atividade no Rio de Janeiro e um documentário sobre essa história está sendo rodado.

(Diario de Pernambuco, 17/11/2010)

Um comentário:

Anônimo disse...

A revista filme cultura citada refere-se ao primeiro tropa de elite, não ao segundo.

Ricardo