sábado, 13 de novembro de 2010

Janela de Cinema traz trilogia do dólar para a tela do São Luiz



A seleção da 3ª Janela Internacional de Cinema do Recife instiga e convida para os que podem ser os melhores filmes do ano. Ou então, pequenas joias a serem descobertas. No entanto, uma das maiores atrações do evento não é deste século. A partir de hoje (sábado), os clássicos Por um punhado de dólares (Per un pugno di dollari), Por uns dólares a mais (Per qualche dollaro in più) e Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo), dirigidos com mão de mestre por Sergio Leone, estão de volta à cidade.

Realizada há quase 50 anos, a cultuada trilogia elevou à categoria de arte o western spaguetti, gênero popularmente conhecido no Brasil como ´bang bang à italiana`. Na época, filmes de baixo orçamento alçaram atores então desconhecidos como Clint Eastwood, Jason Robards, Charles Bronson e Lee Van Cleef ao estrelato e com uma linguagem própria baseada na ação física e muitas vezes bem humorada (como nos filmes de Bud Spencer e Terence Hill), recuperaram a reputação dos faroestes, que estavam em baixa em Hollywood.


Leone e Morricone, duas lendas do cinema

Além da figura lendária de Eastwood, sons de tiros que reverberam muito além do real, imagens envelhecidas em tons sépia e a imbatível trilha sonora de Ennio Morricone são elementos que eternizaram os filmes de Leone na história do cinema mundial. Nada mais simbólico que a primeira exibição seja hoje à noite, no Cine São Luiz, em cópias 35mm. "Temos muita sorte em ter o São Luiz funcionando, o simples fato dele existir nos motiva a levar algo muito bom para o São Luiz, que precisa ser muito valorizado", diz Kleber Mendonça Filho, diretor artístico do Janela Internacional.

Boa parte do orçamento do evento foi investido no aluguel das cópias, que vieram da Austrália. "Pensei que os filmes viriam dos Estados Unidos, já que pertencem aos estúdios da Metro", conta Kleber. A ideia de exibir os filmes de Leone surgiu no fim do ano passado, na reinauguração do São Luiz, quando entre amigos, surgiu a vontade de trazer para o Brasil filmes de pouco acesso. "Eventualmente alguns são lançados, mas centenas ficam de fora".

Serviço
Três Homens em Conflito (1966) Hoje às 20h30
Por um punhado de dólares (1964) Segunda, às 17h
Por uns dólares a mais (1965) Quinta, às 18h30

Nenhum comentário: