segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tão longe da capital



O longa documentário Depois de ontem, antes de amanhã (Brasil, 2009), que tem sessão única hoje, às 19h30 no Cinema da Fundação, traz uma visão sobre as pequenas cidades brasileiras a partir de uma realidade bem próxima para os pernambucanos. No entanto, o filme é dirigido por uma realizadora paulista que nunca havia pisado no estado.

Ela apresenta três personagens principais, os moradores Daniel, Josenilda e Lucivânia. As duas últimas estarão com a diretora na sessão de hoje, para conversa com o público. Daniel, que no filme mostra desenvoltura como agricultor e videasta, não pode estar na sessão pois mudou de ramo e agora dirige um caminhão Brasil afora.

Em 2008, a cineasta Christine Liu veio a Araçoiaba a convite da Unilever, que mantém um projeto que busca melhorar a saúde, educação e desenvolvimento econômico da cidade. Apesar de estar próxima à capital (cerca de 50km), a cidade de 18 mil habitantes não faz parte da Região Metropolitana e é detentora de um dos IDH mais baixos do estado. ´Busquei personagens que mostrem um pouco dessa vida e a possibilidade de direcionar seu destino e fazer algo melhor para si e sua comunidade`.

A filmagem foi feita em três semanas na cidade. Na equipe está a renomada Heloísa Passos (KFZ-1348, Viajo porque preciso, volto porque te amo) como diretora de fotografia. ´Antes de tudo quis fazer um documentário pra cinema. Buscamos trazer esse olhar quase subjetivo. Quis a câmera discreta, espreitando as conversas, como se o espectador fosse mais um na roda`.

(Diario de Pernambuco, 22/11/2010)

Nenhum comentário: