quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 2 é o filme nacional mais visto da história. Será?



Quase 11 milhões de brasileiros já assistiram Tropa de Elite 2. Há nove semanas em cartaz, o longa de José Padilha superou na noite de ontem a marca obtida por Dona Flor e seus dois maridos (1976), de Bruno Barreto. Com isso, está sendo considerado o filme nacional mais visto da história.

Será?

Mais cauteloso e menos afoito do que a grande mídia, o portal FilmeB anuncia Tropa 2 como "o filme brasileiro de maior público das últimas décadas".

Isso porque o FilmeB considera que produções dos anos 40 e 50, período em que o cinema nacional reinava sem a concorrência da TV, podem ter sido mais vistas do que os atuais recordistas. Mas naquele tempo não havia contagem de corpos. E como nas histórias de detetive, sem corpo, não há crime. Na falta de provas, Tropa 2 passa a ser oficialmente o filme brasileiro mais visto da história.

Isso não exclui a possibilidade de O Ébrio (1946), por exemplo, ser o filme mais visto do cinema nacional. Alice Gonzaga, filha do produtor da Cinédia Adhemar Gonzaga, disse que O Ébrio deve ter acumulado um público de 14 a 20 milhões de pessoas. Não há como provar, mas não é difícil imaginar, em um circuito que contava com mais de 4 mil salas, espalhadas Brasil adentro.

O país tinha 50 milhões de habitantes, o que significa que entre 30 e 40% da população assistiu a O ébrio.

Em 2010, pouco mais de 10% dos brasileiros assistiram ou a Tropa 2, ou a Chico Xavier ou a Nosso Lar.

E isso não é pouco. Faz de 2010 um ano atípico. Três produções nacionais que juntas atraíram mais de 20 milhões de brasileiros aos cinemas.

Não é pouco dizer que Tropa 2 foi mais visto do que qualquer Avatar, Shrek, Eclipse ou Toy Story. Que, sozinho, arrecadou R$ 100 milhões.

É bom comemorar: o posto de filme mais visto está sendo ocupado por um filme de verdade, concebido por alguém que pensa cinema e não por qualquer seboseira oportunista ou globochanchada subtelevisiva.

Resta saber o que isso significa para o cinema nacional que vive longe da chancela da GloboFilmes e, portanto, das telas dos cinemas comerciais. Não é fácil passar pelo gargalo da distribuição.

Há dois meses, quando Tropa 2 entrou em cartaz, um realizador paulista com quem conversava disse que não há mais espaço para filmes médios no Brasil, só para os pequenos (até 100 mil espectadores) e grandes (acima de 1 milhão).

"Hoje, filme médio é o grande que deu errado", disse o cineasta, em referência a Lula - o filho do Brasil, que não passou dos 800 mil pagantes.

Por isso, Capitão Nascimento não salva o cinema nacional. Bom brasileiro, ele fez o dele. Salvou a pele. Bons blockbuster, Tropa 2, Chico Xavier e Nosso Lar cumpriuram o seu papel e ocuparam todos os espaços possíveis. Filmes nacionais com potencial de público, como Antes que o mundo acabe e Reflexões de um liquidificador, foram escanteados.

Em nota oficial, o ministro da cultura Juca Ferreira, parabeniza o cinema brasileiro pelo recorde de Tropa 2. Mas até que ponto estamos de parabéns? Nos anos 40 de O Ébrio e nos 70 de Dona Flor, havia público não para três ou quatro, mas para dezenas de filmes nacionais.

É verdade que não fosse um blockbuster brazuca a ocupar as salas, seria Hollywood a fazê-lo. Só que hoje temos por ano algo em torno de uma centena de longas feitos no Brasil. Estaremos de parabéns quando eles chegarem ao público que, via impostos, os viabilizam.

Nenhum comentário: