terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Recife é a capital do cineclube


A Mão e a Luva, de Roberto Orazi, na programação do Centro Cultural Correios

Até 11 de dezembro, Pernambuco é palco de três grandes encontros de cineclubes, dois deles de alcance internacional. A tradição de grupos que se reúnem para exibir e discutir filmes tem marcado a história cinéfila do estado e a realização de três grandes eventos simultâneos confirma essa força, desta vez com apoio das políticas públicas dos governos federal e estadual.

Cineclubes e ativismo social sempre andaram de mãos dadas e nos últimos anos o movimento se articulou e ganhou dimensão capaz de influenciar nas políticas públicas. É disso que trata a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes, a 3ª Conferência Mundial de Cineclubismo e a 63ª Assembléia Geral da Federação Internacional de Cineclubes. Estão confirmados mais de 250 cineclubes dos 27 estados e representantes de 55 países, Malásia, Morrocos, Polônia e Irlanda incluídos.


Prisão de mulheres, de Shirdel

A programação geral se divide entre um hotel fazenda em Moreno (28km do Recife), fechada para os participantes, e o Centro Cultural Correios (Recife Antigo), que abrigará mostras de longas e curtas do mundo todo, abertas ao público. Há convidados especiais, como o documentarista iraniano Kamram Shirdel, que vem ao Brasil exclusivamente para o evento e terá retrospectiva inédita no país, e o italiano Roberto Orazi, que lança no Brasil o documentário A mão e a luva - storia di un trafficante di libri. O filme foi rodado no Recife, tendo como foco o pernambucano Ricardo Gomes Ferraz, o Kcal, que se tornou conhecido como organizador de uma biblioteca na comunidade do Bode. Recentemente, foi exibido no Festival de Roma.

Antonio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (organizador dos eventos ao lado da coordenação de cinema da Fundarpe e da Federação Pernambucana de Cineclubes), diz que o fato do encontro ocorrer no Brasil demonstra a importância que o país alcançou no cineclubismo internacional. E que não é por acaso que Pernambuco será o ponto de convergência. ´O movimento pernambucano ganhou destaque nacional. A Fepec é hoje umadas mais bem organizadas do Brasil e tem servido de exemplo para outros estados`.

Esta é a segunda vez que a Assembleia será realizada fora da Europa - a primeira foi nos anos 1970, em Cuba. Criada durante o primeiro Festival de Cannes, ela congrega mais de uma centena de países. Na pauta do movimento mundial estão assuntos como o direito de acesso ao audiovisual. De acordo com João Baptista Pimentel Neto, secretário geral do CNC, a ideia é multiplicar pontos de exibição e flexibilizar os direitos do autor para que mais pessoas tenham acesso a produtos audiovisuais viabilizados com dinheiro público.

Saiba mais

Existem 1.100 cineclubes em funcionamento no Brasil. 600 são filiados ao CNC

Em Pernambuco, dos mais de cem pontos de exibição (Cine + Cultura incluidos), 37 são filiados à Federação Pernambucana de Cineclubes

Mostra Centro Cultural Correios
(Av. Marquês de Olinda, 262 - Recife Antigo)

7/12 - terça-feira

19h - Mostra Kamran Shirdel
A noite em que choveu (An Shab ke barun amab, 1967/74)
Teerã é a capital do Irã (Teheran, payetakhat-e Iran ast, 1966/79)
Setor Feminino (Qaleh, 1966/80)
Prisão de mulheres (Nedamatgah, 1965)
Solidão - Opus I (Tanhae-ye-Awal, 2000/01)

8/12 - Quarta-feira
19h - A Mão e a Luva (2010), de Roberto Orazi

10/12 - Sexta-feira
19h - Mostra Cinesud - Curtas Iberoamericanos
Por primera vez (Cuba, 1967), de Octavio Cortázar
Floating Chloe (Colômbia, 2004), de Monica Naranjo
Conquistadores (Espanha, 2005), de Eloi Tomás
El reciclo del biciclo (México, 1999), Agustín Martínez
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (Brasil, 2009), de Camilo Cavalcante
Minami em Close-up (Brasil, 2009), de Thiago Mendonça
Qué viva el muerto (Equador, 2002), de Randi Krarup
La ruta natural (Espanha, 2005), de Alex Pastor
Comprometendo a atuação (Brasil, 2009), de Bruno Bini

(Diario de Pernambuco, 07/12/2010)

Nenhum comentário: