quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lançamento: A Força da Vida, de Will Eisner



A Devir Livraria tem feito um belo trabalho em editar obras do mestre Will Einser no Brasil. Depois de Um contrato com deus e O sonhador, é a vez de A força da vida (152 páginas, R$ 38).

Inédita no Brasil, a história leva o leitor a um tempo-espaço essencial ao universo de Eisner: a New York dos anos 1930. Naquele tempo, os EUA amargavam a histórica depressão econômica, causada pela quebra da bolsa de valores, em outubro de 1929.

Mais especificamente, o livro é uma viagem à Avenida Dropsie, um tipo de cortiço situada no bairro do Bronx. Velha conhecido dos admiradores de Will Einser, é naquele endereço que residem os pobres e desconhecidos personagens criados pelo desenhista.




Judeus, negros, italianos, escoceses, todos em busca da sobrevivência, pouco importam seus nomes: Jacob, Willie, Weiss. Gente a qual não se prestava muito atenção.

Filho de imigrantes judeus, Eisner cresceu entre essa gente. Ao contrário da minoria abastada, e de seus próprios pares, o desenhista extrai brilho de cada pequena chantagem conjugal, de cada angustia da existência, do dia a dia de labuta na busca do pão, da imposição de regras religiosas, do encontro com a vida quando não há mais esperança.

Pioneiro na arte de traduzir o drama humano em quadrinhos, a sétima arte deve muito a Will Eisner. Com suas narrativas entrecruzadas e melancólicas, A Força da Vida é um de seus melhores momentos.

Nenhum comentário: