terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Persépolis em pré-estréia no Cinema da Fundação



Neste sábado (16), às 20h40, o Cinema da Fundação promoverá a pré-estréia de Persépolis (França, 2007), versão animada para a HQ autobiográfica da iraniana Marjane Satrapi. A sessão, que só não é imperdível porque o desenho entra em cartaz na próxima semana.

Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2007, e indicado ao Oscar 2008 de melhor animação, o filme conta em 95 minutos como Satrapi amargou a "revolução" islâmica, que em 1979 colocou o Aiatolá Khomeini no poder do Irã, a antiga Pérsia.

Persépolis é uma das melhores histórias em quadrinhos já feitas. Revirando suas memórias afetivas, Sartrapi traz o leitor para perto de uma realidade coletiva de conflitos ideológicos e sociais, geralmente trazidos de forma impessoal no noticiário internacional. Precocemente arrancada da infância, de longas conversas com Deus sobre seu incomum destino de profeta, Satrapi passa a encarar as tragédias de um governo em guerra contra seu povo.




O livro, item de biblioteca básica dos quadrinhos, foi anteriormente publicado pela Companhia das Letras em quatro edições. Fim do ano passado, ganhou novo tratamento em volume único, tão atraente quanto os primeiros, só que mais acessível aos bolsos da maioria.

Nenhum comentário: