quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Inscrições abertas para oficinas do FIHQ 2007



Abertura da HQ "Flora", do artista paraibano Shiko - um dos oficineiros escalados pelo 9º FIHQ

Estão abertas as inscrições para as quatro oficinas que serão oferecidas pelo 9º Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco.

Este viés educativo do FIHQ é uma de suas prioridades. Investindo na formação, os artistas pernambucanos tem a oportunidade de se capacitar e se preparar melhor para o mercado.

São 20 vagas para cada oficina. A inscrição é gratuita. Para participar, basta enviar currículo e carta de intenção para o e-mail oficina@acape.org.br. Em caso de dúvida, é só ligar para (81) 3242.2330.

As inscrições se encerram na próxima sexta-feira (14/09). As oficinas se realizarão entre 19 de setembro e 03 de outubro, nas dependências da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia (Rua do Bom Jesus, nº 147, Bairro do Recife).

Para o papel de oficineiros, foram escalados artistas como Nelson Cruz (MG), Shiko (PB), Fábio Moon e Gabriel Bá (SP), todos convidados especiais do FIHQ, além da editora pernambucana Livrinho de Papel Finíssimo.

A assessoria de imprensa do FIHQ, a Exclusiva Comunicação, esclarece que "não é necessário ser profissional, mas algumas das oficinas requerem pré-requisitos".

É o caso de "Contador de histórias, não de piadas", oficina ministrada pelos irmãos gêmeos Moon e Bá, e marcada para os dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 18h.

Para se inscrever nela, é necessário ter conhecimento básico de quadrinhos.

A proposta é aprender as maneiras aliar desenho e texto para contar histórias de maneira eficiente, e incentivar o artista a encontrar o caminho dentro do seu trabalho. Por isso, trabalhos anteriores podem ser apresentados para análise dos gêmeos.

A oficina de "Fanzine", a cargo dos integrantes da Livrinho de Papel Finíssimo Editora está marcada para os dias 24, 25, 26 e 27 de setembro, entre 14h e 18h, e não necessitam de pré-requisito.

Nas mesmas datas e horários, o paraibano Shiko irá ministrar a oficina "Experimentação no Quadrinhos". Shiko é artista plástico e ilustrador e se dedica há mais de dez anos a telas e quadrinhos. Recentemente lançou, em parceria com o escritor Biu, o livro em quadrinhos Blue Note, uma das melhores publicações do ano.

Encerrando a programação, nos dias 01, 02 e 03 de outubro no turno da tarde, o pintor, ilustrador e caricaturista mineiro Nelson Cruz ministra a oficina “A Ilustração, O Livro e a propriedade artística e intelectual”.

3 comentários:

Lê Santôsha disse...

ÔPA!!! Shiko por aqui!!!... Bom saber.

Lêda.

Andre Dib disse...

Pois é, Leda

Soube que ele chega ao Recife somente no dia 24, para a oficina de experimentação.

Um abraço,

Ian Abé disse...

cara eu queria saber como vai ser feita a confirmação das incrições nas oficinas