domingo, 16 de setembro de 2007

Palestra, lançamento e festa no segundo dia de FIHQ



MOON E BÁ FALAM SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE QUADRINHOS INDEPENDENTES

Nesta segunda-feira (17) FIHQ dá início à programação de palestras, mas também têm direito à lançamentos e festa.

Começa às 19h, com palestra sobre quadrinhos independentes proferida por quatro latino-americanos.

Dois brasileiros, paulistas, desenhistas e roteiristas, que após dez anos investindo em trabalho autoral, conseguiram entrar no concorrido mercado internacional sem fazer concessões - pelo menos não muitas. Somam-se à dupla um boliviano, Alejandro Archodro, e uma peruana Avil Filomeno, que falarão sobre sua experiência no coletivo sediado em La Paz, Viñetas con Altura.

A palestra será na sede da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia (Rua do Bom Jesus, 147, Bairro do Recife).

Logo após, às 21h, tem início o "circuito experimental" do FIHQ, com o lançamento de mais dois volumes da série Olho de Bolso, uma parceria da Livrinho de Papel Finíssimo Editora e o selo Ragú Zine.

A Livraria de Papel Finíssimo Editora é um coletivo de editores e artistas formado por Camilo Maia, Diogo Todé e HKE, e tem por objetivo facilitar o escoamento da produção autoral de quadrinhos, fanzines e outras publicações impressas. Sempre com a meta de não ultrapassar o preço final de R$ 5 por cópia.

A Ragú Zine é um selo do coletivo Ragú, criado para experimentar novos formatos de publicação, mais informal e despojado do que o padrão de conteúdo e qualidade gráfica estabelecidos pelos próprios e visível nas revistas Ragú e na série Domínio Público.

Desta vez, a Olho de Bolso traz a arte de Mascaro, com o título Debris, e Moacir Lago, o Moa, que assina o livrinho Paradoxo. Ambos serão vendidos por módicos R$ 3.

Com eles, a série de doze títulos chega ao número 4. Os dois primeiros, Cartuns Filosóficos, de Silvino, e Umas Visões de Um Mundo, de Serjão, foram lançados mês passado.

Para comemorar o feito, haverá festa, com som ao vivo a cargo do DJ Evandro Q? e da nova banda O Monstro Amor. O show será, de acordo com um dos integrantes, "uma intervenção político-sensorial".

Tudo isso acontece na sede da Livrinho, batizada Iraq: Rua do Sossego, 179 - Boa Vista, Recife.

Nenhum comentário: