quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Rosinha Campos lança "Esmeralda", com ilustrações e histórias inspiradas em lendas de Fernando de Noronha
CAPA DE "ESMERALDA" - LANÇAMENTO NESTE DOMINGO, NA LIVRARIA CULTURA
A ilustradora de livros infantis Rosinha Campos se prepara para lançar Esmeralda (32 páginas, R$ 28)). Seu novo livro é publicado pela Projeto, editora gaúcha que há 15 anos abre espaço para ilustradores nacionais.
O lançamento será neste domingo (30 de setembro), a partir das 15h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega - (Recife Antigo). A autora estará disponível para autógrafos até às 20h.
A programação inclui contação de histórias, brincadeiras com parlendas, quadrinhas e cantigas.
Na mesma ocasião, será lançado também pela Editora Projeto, o livro Balaio de idéias, uma coletânea de diversos autores e ilustradores, com projeto gráfico de Ana Gruszynski e Raquel Castedo.
Esmeralda se trata de um trabalho autoral, fruto de uma imersão de 65 dias como orientadora de Oficinas de Leitura em Fernando de Noronha. As águas cor-de-esmeralda do arquipélago guardam muitas histórias, e Rosinha Campos, que conviveu com os moradores da região, conheceu e ouviu muitas delas.
UMA DAS ILUSTRAÇÕES FEITAS POR ROSINHA APÓS A EXPERIÊNCIA EM FERNANDO DE NORONHA
Uma delas, recontada em Esmeralda, é a lenda da Alamoa, que narra para crianças uma história de amor entre o Rapaz-do-reino-das-águas-cor-de-esmeralda e a Moça-que-vinha-de-longe.
Nos últimos 13 anos, Rosinha assinou a arte de 42 livros publicados por 15 editoras diferentes. Ela acaba de chegar da Bienal de Ilustração da Bratislava (Eslováquia), onde participou como a única ilustradora brasileira convidada pelo evento.
Rosinha registrou depoimentos e impressões do evento em um blog criado especialmente para a viagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Cada recanto do Brasil varonil tem suas lendas e histórias que merecem ser perpetuadas pelos meios artísticos.
Acho muito legal isso de sair um pouco da hegemonia de sacis, bois, mulas anencéfalas pirofágicas e nos depararmos com a surpresa de que até Fernando de Noronha tem sua cultura folclórica.
Estou ligada à Infância e me interessam estes temas. Ainda bem que há quem tenha a boa ideia de pegar nas lendas , neste caso de Fernando Noronha, e as recontar...com tão lindas ilustrações como a que está aí.
Parabéns também a quem dá a conhecer estes trabalhos!
Por sobre o oceano, saudações!
Postar um comentário