domingo, 9 de setembro de 2007

Le Monde Diplomatique Brasil: agora nas bancas



Mês passado, após oito anos somente na internet, Le Monde Diplomatique Brasil estreou versão impressa. O número 1 chegou às bancas no mês passado, ao preço de R$ 8,90.

Entre outras qualidades, a publicação chama a atenção pelo espaço generoso para a ilustração editorial.

O time de artistas é formado por estrangeiros colaboradores do jornal originário, mais alguns brasileiros de talento, como Renato Alarcão, Ângela Lago e Claudius (autor do desenho acima).

A capa traz a chamada "América Rebelde" - uma entrevista exclusiva com Noam Chomsky. Outros assuntos variam entre meio ambiente, política internacional e comportamento. A linha editorial é a do contraponto ao discurso da verdade absoluta, geralmente adotado pelos mass media.

"Sem pretender medir forças com outros órgãos da imprensa nacional, esperamos ocupar um espaço muitas vezes negligenciado, contribuindo para a crítica do pensamento único", diz José Tadeu Arantes, no editorial que abre o número de estréia.

Publicado na França desde 1954, o Le Monde Diplomatique começou como suplemento do tradicional diário Le Monde. Hoje é publicado de forma independente do jornal, em quatro continentes e 26 línguas.

Nenhum comentário: