segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Piauí de setembro traz três HQs



A revista Piauí deste mês traz três HQs bem diferentes entre si.

A primeira é uma estranha história sem assinatura, sobre um cartunista que é obrigado a matar seu único personagem por problemas com uma família de lituanos, cujo falecido pai usava o mesmo apelido. O tal personagem, que usa um aquário no lugar do cérebro, já havia aparecido na edição de agosto da Piauí.

A segunda (imagem acima) é de autoria de Joe Sacco. Maltês radicado nos EUA, ele se tornou mundialmente famoso por suas reportagens em quadrinhos sobre as zonas de guerra. A série de seis tiras "Retrato do Artista Quando Jovem" faz parte de outra vertente de seu trabalho, mais focada para a crítica dos costumes sociais.

Sacco passou a ocupar as páginas da Piauí no mês passado, quando o periódico publicou a história de Zacarias Daboina, que virou estrela na mídia por colocar seu gato Flanela em greve de fome como protesto pela construção de uma usina nuclear ao lado de sua casa. O gato morreu, a usina foi inaugurada, mas Zacarias ficou bastante famoso.

Desta vez, Sacco apresenta Alessio Mancha K. Valete, que vive bancado pelos outros graças à pose de artista plástico genial e explosivo.

Já o desenhista francês Marcel Gotlib, frequentador assíduo da revista desde o primeiro número, desta vez usa seu peculiar senso de humor para ridicularizar o Príncipe Valente, clássico personagem das histórias de capa e espada.

Um comentário:

Leandro Malósi Dóro disse...

Boa,
Quero ver mais HQs nacionais na Piaui. Tchê, e esse tchê me denuncia, estou lançando um gibi novo. A divulgação e uma degustação das hqs está em http://contosemquadrinhos.blogspot.com