sexta-feira, 4 de maio de 2007

Video pernambucano em rede nacional de televisão



Uma cruz, uma história e uma estrada, documentário do pernambucano Wilson Freire será exibido neste domingo (6), às 23h, na rede pública de televisão. Com reprise no sábado seguinte, às 21h. O vídeo de média metragem foi realizado em 2006, após seu roteiro ter sido escolhido para representar Pernambuco na terceira edição do DOCTV, um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com as TVs públicas e realizadores de todo o país.

Nos anos anteriores, o núcleo pernambucano do DOCTV produziu Ensolarado Byte, de Maurício Castro, e Mitos e lendas no reisado de Inhanhum, de Alexandre Fernandes.

Uma cruz, uma história e uma estrada percorre discursos, caminhos e casos de pessoas que morreram em acidentes nas estradas, do litoral ao sertão. Começa com um depoimento da mãe de Chico Science, falecido tragicamente em 1997 após bater o carro em alta velocidade num poste entre Recife e Olinda.

Da Zona da Mata, para o agreste e o sertão, artistas como Siba, J. Borges proseiam sobre a simbologia das cruzes e cruzeiros fincados na beira das estradas, casos, acidentes, e pessoas queridas que se foram subitamente. Antônio Nóbrega também participa, cantando uma loa num velório fictício.

O release oficial do DOCTV diz o seguinte sobre a produção: "Road-movie que parte da cidade de Recife, e percorre mais de 3.500 km pela Zona da Mata, Agreste e os sertões dos vales do Moxotó, Pajeú e Cariris, e adota como procedimento o registro de histórias de vida e morte, a partir da identificação das Cruzes que são erguidas à beira das estradas e caminhos. Histórias de vida de anônimos e de famosos com um único destino trágico: o de tombarem sem vida à margem de uma estrada, asfaltada ou de chão batido, na grande metrópole ou nos mais longínquos sertões. Uma Cruz, uma História e uma Estrada fala do efêmero e do eterno; do humano e do Divino; do agora e do depois."

2 comentários:

Jandeir Dias disse...

Como faço para comprar esse documentário? Assisti e fiquei fascinado, muito bom mesmo... estão de parabéns...

Andre Dib disse...

Oi Jandeir. O vídeo de Freire ainda não está disponível para compra. títulos anteriores da série estão sendo vendidos em http://www.culturamarcas.com.br/CulturaMarcas/listProducts.asp?catid=53332&LvlId=2&PrevCatId=53332&CatName=DOCTV&Org=

Imagino que em breve o doc estará disponível lá.