quinta-feira, 3 de maio de 2007

Baixio das Bestas, de Cláudio Assis, premiado ontem na França, pré-estreia no Cinema da Fundação



Será neste sábado (5), às 20h30, e domingo (6), às 18h40, as sessões avant-premiere do esperado Baixio das Bestas, o segundo longa do pernambucano Cláudio Assis. O filme estréia dia 11 de maio em São Paulo, Rio e Recife. Cartola - Música para os olhos, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, continua em cartaz esta semana, diariamente, às 17h, 18h40 e 20h30 (com exceção dos horários de Baixio).

Desde o ano passado, Baixio das Bestas vem acumulando prêmios por onde passa. Ele acaba de ser contemplado com o prêmio especial de melhor direção no 9º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A categoria foi criada após o júri assistir a película de Assis. Em fevereiro, ganhou o Tiger Award, o maior prêmio do Festival de Roterdã, e em novembro com seis prêmios no Festival de Brasília: melhor filme, atriz (Mariah Teixeira), ator coadjuvante (Irandhir Santos), atriz coadjuvante (Dira Paes), trilha sonora (Pupillo)e prêmio da crítica.

Abaixo, a reprodução do release da Fundaj:

Baixio das Bestas, de Cláudio Assis (Brasil, 2007). Com Fernando Teixeira, Mariah Teixeira, Caio Blat, Matheus Nachtergaele, Irandhir Santos, Marcélia Cartaxo, Dira Paes, Hermila Guedes e Magdale Alves. Premiado nos festivais de Brasília e Roterdã, Baixio das Bestas é o segundo longa metragem do cineasta pernambucano Cláudio Assis. Depois do urbano Amarelo Manga, ele filma agora a Zona da Mata pernambucana e o arcaico sistema de classes que parece sincronizado com o ciclo da cana. Num cinema abandonado de uma usina decadente, na paisagem canavieira, num posto de caminhoneiros ou na fossa em construção de uma casa, o filme de Assis apresenta crônica potente de uma realidade ao mesmo tempo local e universal, com foco particular na imagem brutalizada da mulher. Tela Larga / 85 mins. / Imovision / 18 anos / Inédito.

Nenhum comentário: