
Em plena comemoração de seus 25 anos, um incêndio provocado por um balão causou estragos no Centro Cultural São Paulo, complexo em que se situa a Gibiteca Henfil. O incidente ocorreu no último dia 17, e destruiu mais de 3/4 (550 m2) de uma cobertura de acrílico transparente, que fica sobre a Biblioteca Sérgio Miliet. Além da biblioteca, a gibiteca, a Discoteca Oneyda Alvarenga e o Arquivo Multimeios tiveram acervos e reservas técnicas prejudicados, e permanecerão fechados por tempo indeterminado. O CCSP disponibiliza fotos do incêndio e do processo de reforma, assim como um vídeo.
De acordo com Valéria Zanchitta, a bibliotecária da Gibiteca Henfil, está tudo bem com o acervo de quadrinhos para consulta. Ela informa ao Quadro Mágico que foram perdidos "apenas alguns títulos duplicados da reserva técnica de super heróis. O estrago maior foi causado pela água não pelo fogo!", lamenta a bibliotecária. Ela se refere tanto à água utilizada pelos bombeiros, como a das chuvas que caíram nos dias seguintes ao incêndio.
Criada em 1991, a Gibiteca Henfil ocupa desde 1999 o espaço do CCSP (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso). Sua coleção tem mais de 8 mil títulos entre quadrinhos, fanzines, periódicos e livros sobre HQs. O acervo está disponível para consulta, e parte dele pode ser emprestado mediante matrícula. Para se matricular, é preciso morar na Grande São Paulo, e levar ao local o documento de identidade e um comprovante de endereço. O telefone para informações é 3383-3490.
Nenhum comentário:
Postar um comentário