domingo, 27 de maio de 2007

Queda de balão provoca baixa na Gibiteca Henfil



Em plena comemoração de seus 25 anos, um incêndio provocado por um balão causou estragos no Centro Cultural São Paulo, complexo em que se situa a Gibiteca Henfil. O incidente ocorreu no último dia 17, e destruiu mais de 3/4 (550 m2) de uma cobertura de acrílico transparente, que fica sobre a Biblioteca Sérgio Miliet. Além da biblioteca, a gibiteca, a Discoteca Oneyda Alvarenga e o Arquivo Multimeios tiveram acervos e reservas técnicas prejudicados, e permanecerão fechados por tempo indeterminado. O CCSP disponibiliza fotos do incêndio e do processo de reforma, assim como um vídeo.

De acordo com Valéria Zanchitta, a bibliotecária da Gibiteca Henfil, está tudo bem com o acervo de quadrinhos para consulta. Ela informa ao Quadro Mágico que foram perdidos "apenas alguns títulos duplicados da reserva técnica de super heróis. O estrago maior foi causado pela água não pelo fogo!", lamenta a bibliotecária. Ela se refere tanto à água utilizada pelos bombeiros, como a das chuvas que caíram nos dias seguintes ao incêndio.

Criada em 1991, a Gibiteca Henfil ocupa desde 1999 o espaço do CCSP (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso). Sua coleção tem mais de 8 mil títulos entre quadrinhos, fanzines, periódicos e livros sobre HQs. O acervo está disponível para consulta, e parte dele pode ser emprestado mediante matrícula. Para se matricular, é preciso morar na Grande São Paulo, e levar ao local o documento de identidade e um comprovante de endereço. O telefone para informações é 3383-3490.

Nenhum comentário: