sexta-feira, 16 de março de 2007

Hora de conferir as novas crias do DOCTV

Às 23h deste domingo tem início a exibição em rede nacional dos 35 documentários que fazem o programa DOCTV III, uma das melhores iniciativas culturais do governo Lula. Pra quem ainda não conhece o projeto, taí sua apresentação instituicional:

"O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, que tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro".

Todo domingo, a partir de 18/03 e até o fim de 2007, na TV Cultura, cada estado brasileiro mostrará sua produção original e única, a compor a narartiva de um país continental. A primeira produção vem da Bahia: "Os Negativos", de Angel Dièz, enfoca a relação entre a fotógrafa Arlete Soares e o antropólogo Pierre Verger.

A contribuição pernambucana ao DOC deste ano é “Uma Cruz, uma História e uma Estrada” , cuja estréia na TV está marcada para 06/05. O diretor, Wilson Freire, recebeu do programa R$ 100 mil para percorrer 3.500 km do litoral ao sertão, e registrar histórias por trás das cruzes encontradas nas estradas.

Quem mora em Recife poderá assistir ao vídeo de Wilson Freire primeiro, nesta segunda-feira, às 19h, no Cinema da Fundação (Fundaj/Derby). Márcia Mansur (coordenadora do DOC Pernambucano) e Éthel Oliveira (organizadora do evento), convidam para a pré-estréia, onde se apresentarão cantadores do sertão que participaram das filmagens.

A conferir.

Nenhum comentário: