quarta-feira, 14 de março de 2007

Mais Dylan do que Bob Dylan!



Inebriante. É o que posso dizer após ouvir as músicas do projeto Dylan Hears a Who. Tudo indica que o que temos à frente á uma raridade revelada 40 anos depois. Ou então uma recaída de Bob Dylan às suas origens, em pleno 2007. Nada disso: as sete músicas que cantam os textos do escritor e cartunista norte-americano Dr. Seuss, são uma impecável e descarada imitação.

O site, no ar apenas há alguns dias, conta com vários milhares de visitantes, quem em blogs espalhados pelo mundo exclamam: weird! awesome! pretty good! O disco seria uma homenagem do jovem Bob Dylan ao Dr. Seuss, que completaria 103 anos no dia do lançamento do site, se estivesse vivo. E tambem à seu personagem mais famoso, Cat In The Hat, que comemora 50 anos de criação.



Sobre as músicas digo, como admirador confesso da fase sessentista de Mr. Zimmerman: acachapantes. É incrível como os envolvidos nessa farsa de luxo decomporam os elementos que fizeram a estética dylanesca estabelecida em Highway 61 Revisited, e gravaram composições inéditas, capazes de enganar o mais fiel fã do cantor. O que dá um nó na cabeça, é que tudo soa mais "Bob Dylan" do que o proprio cantor... inclusiva na subversão e ironia que tudo isso significa.

Mesmo oferecendo as faixas e a arte do livreto do CD para download gratuito, o site deixa em aberto dados básico, como data, estúdio, banda, e qualquer outro indício da procedência das gravações. Tudo para manter a ilusão de que o álbum faz parte da primordial e cultuada discografia dylanesca, sem ao mesmo tempo afirmar isso.

Falta, como diz o presidente, o "dado concreto" que confirme esta ou aquela explicação. Quem sabe esta seja uma peça pregada pelo próprio Dylan, num genial acesso de bom humor. Que venham outros!

Nenhum comentário: