terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Televisão reverencia memória do cinema

Em breve, uma nova série de TV vai ao ar. O tema é dos mais necessários: a memória do cinema feito em Pernambuco. Dirigido por Camilo Cavalcante, o programa OLHAR trará entrevistas com cineastas de diferentes gerações, em dez programas de 26 minutos. O lançamento será em maio, em evento no Cinema São Luiz (a série é patrocinada pelo edital do Funcultura). Na sequência ele deve ser exibido em uma emissora local e, só então, será transmitido em rede nacional, via TV a cabo.

As gravações começaram ontem, tendo como convidados o cineasta Fernando Spencer e Jomard Muniz de Brito. Eles foram entrevistados por jornalistas, críticos e colegas de geração, como é o caso de Celso Marconi. Hoje é a vez dos diretores Kátia Mesel e Lírio Ferreira. Até sexta-feira, serão Kleber Mendonça Filho, Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Daniel Bandeira e Simião Martiniano, o camelô-cineasta.

"Nosso estado tem um cinema muito forte, em evidência, muito visto e premiado, mas os realizadores não são", diz Cavalcante. "O objetivo é promover uma grande retrospectiva da vida desses autores, aproximá-los do público, para que se tenha contato com seus processos criativos. Isso é algo urgente, que precisa ser transmitido pela TV. E ainda mais importante como registro para a posteridade".

Na gravação de ontem, Fernando Spencer narrou episódios remotos de sua vida, como o projetor que ganhou do pai quando criança e as primeiras sessões de cinema no bairro de Casa Forte. O período de quatro décadas em que trabalhou como repórter e editor no Diario foi lembrado com especial emoção. E revelou estar com um livro pronto, pronto para ser publicado: O viajante da fantasia.

O formato de OLHAR remete ao programa Ensaio, produzido pela TV Cultura, em que o espectador não escuta as perguntas mas somente as respostas dos entrevistados. Tudo está montado no Estúdio Marista (Apipucos), onde quatro câmeras - uma em travelling e três fixas estão instaladas.

Cineasta premiado e autor de quase 20 curtas, esta é a primeira incursão de Cavalcante na linguagem televisiva. Antes disso, já havia sido contratado para dirigir o programa Assombrações do Recife Velho. De acordo com ele, há fôlego para novas temporadas da série que estreia em maio. Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Adelina Pontual já confirmaram participação.

(Diario de Pernambuco, 01/02/2011)

Um comentário:

Osvaldo Neto disse...

O resultado final de tudo isso deverá ser, no mínimo, maravilhoso.