terça-feira, 7 de outubro de 2008

Aú, O Capoeirista >> agenda de lançamento



Foi lançado hoje, em Salvador, o mais novo personagem da HQ nacional: Aú, o capoeirista. A estratégia de divulgação levará o cartunista Flávio Luiz, criador do personagem, a cinco outras capitais: Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

No Recife, será no próximo dia 14, às 19h, na Livraria Cultura (Paço Alfândega - Recife Antigo). A programação conta com bate-papo de 30 minutos, seguido de sessão de autógrafos com Flávio Luiz e Laílson sobre quadrinho autoral e mercado nacional.

Abaixo, o release completo do projeto, com agenda dos lançamentos:

As histórias, ambientadas na capital baiana, são repletas de aventura, humor e consciência ecológica mostrando o cotidiano do capoeirista mirim Aú e seu inseparável amigo, o macaquinho Licurí. A edição de luxo, em capa dura, será lançada também em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Por meio do site, o leitor saberá como adquirir a publicação e mais informações sobre os personagens e a história da capoeira no País.

Nascido em 1992, dos traços do premiado cartunista Flávio Luiz, Aú – cujo nome significa um conhecido movimento da capoeira -, começou com o esboço de um típico capoeirista baiano recepcionando uma francesa nas ruas do pelourinho e foi criado por ocasião da exposição Bandes Dessinée – quadrinhos franco-belgas, em parceria com a Aliança Francesa, em Salvador.

Nascia assim a idéia de criar um personagem com características do povo brasileiro. Anos mais tarde, Flávio Luiz desenhou um capoeirista mirim, na época com oito anos. Por meio de sucessivos estudos, esboços e aperfeiçoamento no traço, o personagem se consolidou, ganhou vida e atualmente tem 16 anos.

Segundo Flávio Luiz, o objetivo da publicação de Aú, o capoeirista, é conquistar um público leitor de histórias em quadrinhos carente de personagens tipicamente brasileiros, no cenário das HQ nacionais. “A hospitalidade, a alegria, a criatividade do povo baiano retratada nos personagens servirá para divulgar ainda mais os lugares, ritmos e as diferenças da nossa cultura, principalmente a cultura negra e seu sincretismo”, declara Flávio.

Flávio Luiz tem seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior (I Festival Internacional de Cartoon da Suécia, em Malmo com o tema ecologia). Foi ganhador de prêmios em vários salões de HQ, entre eles o importante Salão de Piracicaba (1994 e 2000). Em 2000 recebeu o Troféu HQMix – considerado o Oscar dos quadrinhos no País – com a revista independente Jayne Mastodonte Adventures #1.

A publicação de Aú, o capoeirista, viabilizada com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, é fruto da árdua caminhada do desenhista que acreditou na construção de um personagem “heróico” representando a essência do povo brasileiro. “Aú é jovem, forte, educado, hospitaleiro e corajoso. Ele chegou para enfrentar o que for”, afirma, orgulhosamente, Flávio Luiz.

Serviço:

Aú, o capoeirista.

Álbum em edição de luxo, capa dura, 21,5 cm x 29 cm, papel couché.
Preço de capa: R$ 48,00

Salvador - 11 de outubro, às 10 horas.
Local: Livraria LDM
Rua Direita da Piedade, 20
Salvador - BA
TEL.: (71) 2101-8007

Recife – 14 de outubro, às 19h00.
Local: Livraria Cultura
Paço Alfândega
R. Madre de Deus, s/nº
Recife - PE
Tel.: (81) 2102-4033

Belo Horizonte – 16 de outubro, às 19h.
Local: Café da Travessa Livraria
Av. Getúlio Vargas, 1405 - Savassi
Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3223 8092

Rio de Janeiro – 20 de outubro, às 19h.
Local: Livraria Letras & Expressões
Av. Ataulfo de Paiva, 1292 – Leblon
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2511-5085

Curitiba: 21 de outubro, às 19h.
Local: Itiban Comic Shop
Av. Silva Jardim, 845.
Curitiba – PR
Tel.: (41) 3232-5367

São Paulo – 24 de outubro, às 19h30.
Local: HQMix Livraria
Praça Franklin Roosevelt, 142 – Centro.
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259 1528 / 3258 7740

Nenhum comentário: