sábado, 9 de agosto de 2008

Calvin e Haroldo de volta em "Yukon Ho!"



A Conrad Editora acaba de lançar Yukon Ho!, mais um volume das "obras completas" de Calvin e Haroldo. Este é o quarto título nacional dedicado à criação mais famosa do cartunista Bill Waterson.

Desde os anos 80 suas tirinhas freqüentam jornais de todo o mundo.

Muitas vezes, uma tira em quadrinhos é algo descartável, que vai pro lixo junto com seu suporte, o jornal. Em alguns casos, no entanto, o material é tão bom que chega a doer vê-lo como papel pra embrulhar peixe. É o caso do trabalho de Waterson, que agora ganha o tratamento que merece.

Calvin é um menino irriquieto, o típico "pestinha" que inferniza a vida dos pais. Filho único de um casal classe média norte-americano, ele tem em seu tigre de pelúcia, Haroldo (em inglês, Hobbes, em homenagem ao filósofo), um cúmplice sutil e sensível com o qual vivencia uma realidade paralela própria das crianças.

Ao contrário do que parece, Calvin e Haroldo dialoga mais com adultos do que crianças. Seu universo representa um paraíso perdido para os crescidos, e aí reside o carisma poético e por vezes melancólico de sua leitura.

A trabalhos assim costuma-se atribuir um nome: clássico.

Abaixo, leia uma das tirinhas selecionadas pelo Quadro Mágico.


Um comentário:

Anônimo disse...

calvin e haroldo me faz lembrar da pureza da mente infantil, quando tudo era possível, tudo parece mais claro e lógico.
esse livro tem lá na Saraiva por 40 reais, mas dizem que tem edição mais barata.