sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Tudo pronto para o 24HCD Recife



Começa amanhã (sábado) a edição recifense do 24 Hour Comics Day (24HCD), o desafio internacional de criação de quadrinhos. A partir das 9h, no estúdio da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia (Rua do Bom Jesus, 147 – Bairro do Recife), 10 artistas terão o prazo de 24 horas para produzir uma história em quadrinhos de 24 páginas.

Os três melhores ganham troféus, kits de quadrinhos, e a oportunidade de ter seu trabalho publicado numa coleção. O nome dos 10 classificados está publicado no blog do evento, que promete uma ampla cobertura online.

Quem quiser acompanhar o 24HCD Recife pessoalmente, é só chegar no endereço acima. O horário de visitação foi delimitado entre as 9h e 21h de sábado. Depois das 21h, as portas da Oi Kabum! estarão fechadas, mas o concurso segue até as 9h do domingo.

De acordo com o coordenador Romo Oliveira, está tudo certo para começar o desafio. Ele disse que, dos eventos sediados no Brasil (o 24HCD acontece também em Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba), a edição recifense terá a melhor estrutura.

Coordenado pela Acape, Livrinho de Papel Finíssimo Editora e Estúdio Celeiro de Quadrinhos, o 24HCD Recife faz parte do Circuito Experimental do 9º Festival Internacional de Humor e Quadrinhos, uma realização conjunta da Acape e da ONG Auçuba - Comunicação e Educação, com patrocínio do Funcultura, apoio da prefeitura do Recife e da gráfica Centauro/Kyocera.

Graças à essa rede de patrocínio e apoio, os organizadores do evento conseguiram uma boa estrutura para os maratonistas, que receberão tratamento cinco estrelas totalmente grátis: material completo de desenho, três refeições, dois lanches, frutas, colchonetes, e muito café preto. "Só pedimos para os concorrentes trazer travesseiro, se for o caso", brinca Romo.

O 24HCD foi criado em 1990, pelo célebre Scott McCloud, artista e teórico dos quadrinhos, autor de Desvendando os quadrinhos, Reiventando os quadrinhos e Desenhando quadrinhos.

Durante uma década, ele existiu em menor escala, em que cada participante trabalhava por conta própria ou em pequenos grupos. A primeira edição de peso aconteceu em abril de 2004, quando 500 desenhistas trabalharam em 57 eventos simultâneos. No ano passado, ele reuniu 1.200 desenhistas de 17 países. Este ano, foram cadastrados 92 eventos em 18 países ao redor do mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, André, pela força que sempre dá na divulgação.

Vale frisar que é muito bacana divulgar uma nota ou matéria e citar os nomes de quem está apoiando uma atividade cultural, como você fez. Às vezes os jornalistas omitem essa informação, talvez por confundir patrocínio e apoio com propaganda, ou por pressão editorial quando publicam em jornais, sei lá.

Outro coisa: o horário de visitação foi alterado. Vamos confirmar e postar lá no blog.

grande abraço

PhotoJanela disse...

Alo DIbDIb

MAssa o blog, bom saber q ce ta antenadão nos aHQ´s, referencia fuderosa... o meu blog ta no ar confere e linka,blz...Abs

www.photojanela.blogspot.com
www.flickr.com/photos/lucabarreto