domingo, 14 de outubro de 2007

No ar: RALmanaque, o blog do RAL



RAL tarda, mas não falha. Até dois meses atrás, este veterano das artes gráficas era impossível de ser encontrado em qualquer quadrante desta grande – infinita, há quem garanta – internet. O que contribuiu para sua fama de artista um tanto quanto lendário. Experimente procurar por "RAL" no Google, e terá como resultado direcionamentos para um sistema alemão de orientação de cores (padrão RAL) e para a Rede Avançada de Locação. Sugerindo um possível erro de digitação, o sistema de busca sugere uma nova pesquisa, com a palavra-chave REAL.

Destarte (para usar outro verbete pré-web), digitar hoje seu nome junto à sigla FIHQ, significa encontrar mais de mil notícias sobre Romildo Araújo Lima. Todas dizem respeito à sua participação no 9º Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco (confira cobertura em posts anteriores do Quadro Mágico), onde recebeu as devidas homenagens e honrarias, e teve seu personagem, o Boi Misterioso, promovido a mascote e troféu. Ponto para o evento: elevou RAL à altura que merece, e apresentou sua arte para novas gerações.


RAL BRINCA COM UM DE SEUS DESENHOS EXPOSTOS NO 9º FIHQ

Em quase 40 anos de atividade profissional, RAL teve seu trabalho publicado em praticamente todos os jornais e revistas pernambucanos, além da Gazeta Mercantil e revistas do Rio e São Paulo. Além disso, foi colaborador constante do Pasquim, desde a fase mais heróica de resistência à censura dos generais.

De uns anos pra cá, RAL viveu certa reclusão artística, mas continuou trabalhando como designer e ilustrador de publicações institucionais. Feliz com a homenagem recebida pelo FIHQ, o artista experimenta um momento de retorno para o mundo de onde ele nunca deveria ter saído: o do humor gráfico.


CARTUM DE RAL PUBLICADO NO DIARIO DE PERNAMBUCO

O primeiro passo foi aceitar a homenagem do festival. O segundo foi voltar a assinar cartuns para o Diario de Pernambuco, jornal em que foi editor de arte por mais de duas décadas. O terceiro foi dado ontem à noite, quando colocou no ar seu blog, o Ralmanaque.

A proposta do RALmanaque é intercalar material inédito com sua vasta e heterogênea produção de tiras, charges, cartuns e ilustrações.

No primeiro post, a grata surpresa de conhecer uma nova - e recém-nascida - personagem: Lalá, baseada na netinha Larissa. Deste escriba, somente um comentário: Lalá vai longe.

O Quadro Mágico entrevistou RAL, que no momento organiza seu primeiro livro-coletânea de desenhos, com o mesmo título do blog. Confira no post abaixo os melhores momentos da conversa.

Nenhum comentário: