terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

O Fotógrafo


O site da Conrad informa que Didier Lefèvre, autor e personagem principal do livro O Fotógrafo, morreu do coração entre os dias 29 e 30 de janeiro. Apesar desta série lá fora estar no terceiro volume (premiado no último festival de Angoulême), os brasileiros puderam conferir apenas o primeiro volume, de uma narrativa claramente inovadora, publicado pela editora paulista. Ficamos na espera dos próximos...


O Fotógrafo , um dos melhores quadrinhos lançados no ano passado, refaz o percurso de Lefrève pelo Afeganistão em 1986 (quando o país foi invadido pela então URSS), junto com a organização Médicos Sem Fronteiras. Uma história contada em fotos, desenhos e textos em primeira pessoa, causando uma sensação de choque constante, entre a suavidade dos desenhos coloridos e a aspereza beligerante documentada nas fotografias em preto e branco. Para além da invasão, as imagens coletadas pelo francês revelam os costumes, biotipos e a cultura de um povo que, para a alegria de poucos, virou sinônimo de fanatismo e perigo.

Este blog presta homenagem a Lefrève reproduzindo abaixo uma das inúmeras passagens interessantes de O Fotógrafo. É só clicar na imagem (com o botão direito, pra ela abrir em outra janela), que ela aumenta. Bon voyage Lefrève!

Nenhum comentário: