terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
A Nova Ragú
Desde a semana passada circula na cidade a nova edição da Ragú. Se você ainda não conhece, este é um dos melhores projetos de quadrinhos e arte gráfica do Brasil. Surgida há oito anos no Recife, a Ragu permanece com praticamente o mesmo time de “cozinheiros”: Mascaro, João Lin, Flavão, Jarbas, Samuca, Greg – nomes que nos acostumamos a conviver em charges, ilustrações e cartuns da imprensa recifense. A estes, somam-se contribuições de Marcelo Lélis (MG), Samuel Casal (SP), Fábio Zimbres (RS), Eloar Guazzelli (RS) Hendrik Dorgathen (Alemanha), e mais seis artistas, entre eles Hélder Aragão, o DJ Dolores. Pra quem não sabe, Dolores tem um trabalho com ilustração e design - ele é co-autor do encarte do seminal "Da Lama ao Caos", da Nação Zumbi.
A série "Meninos de Rua Gigantes", que magistralmente ilustra a capa da coletânea, é um dos grandes momentos da nova Ragú. Mascaro ainda capricha na excelente história "O Pai", inspirada em "Johnny Vai à Guerra", de Dalton Trumbo. Por sua vez, três histórias de João Lin comprovam sua escalada ascendente para se tornar um dos melhores artistas gráficos deste país. Entre os convidados, destaca-se Fábio Zimbres, experimentando narrativas visuais e textos cada vez mais estranhos. Com exceção de seu escrito, uma sóbria e incisiva reflexão sobre a autoralidade na ilustração, arte e quadrinhos.
Uma pena a distribuição ser precária: pra quem não mora em Recife, só dá pra comprar na rede de Livrarias Cultura, a módicos R$ 20. Pela qualidade gráfica (100 páginas, capa cartonada, papel couché colorido e fosco preto e branco), e relevância do conteúdo, vale cada centavo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário