quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vem aí... Jornada de Cinema Silencioso em Recife

Entre 19 e 22 de novembro, a Fundação Joaquim Nabuco traz para Recife a I Jornada do Cinema Silencioso, evento realizado em São Paulo pela Cinemateca Brasileira em agosto deste ano, e que reuniu verdadeiras preciosidades da cinematografia nacional.

Fazem parte da programação os filmes do Ciclo do Recife (1923-1931), período em que a cidade foi um dos maiores pólos de produção do cinema nacional. "Aitaré da Praia" (Gentil Roiz), "A Filha do Advogado" (Jota Soares), "Veneza Americana" (Hugo Farangola) e "Jurando Vingar" (Ary Severo), são produções que integram a jornada.

O objetivo maior do evento é o diálogo do passado com o presente, mostrando, entre outras coisas, como as novas tecnologias de restauro podem ajudar a voltar ao passado e reinterpreta-lo.

A Jornada tem ainda o compromisso de incitar o diálogo da cinema com a música popular e erudita e com a atual produção audiovisual. O encontro espera promover discussão tanto para quem trabalha na área de restauração quanto para quem aprecia a estética cinematográfica.

Além da exibição de obras raras, o evento conta com três mesas de debate (“Ciclo do Recife”; “Preservação de acervos cinematográficos”; e “Cinema Pernambucano Contemporâneo”). Por ocasião da abertura do evento, será lançado o livro “Relembrando o Cinema Pernambucano”, de Paulo Cunha.

Veja abaixo programação completa:

Segunda, 19 novembro
TEATRO DE SANTA ISABEL

20h - Abertura
A Filha do Advogado (92 min) – Exibição em DVCam
Trilha sonora - pianista Marco Caneca

Lançamento do livro Relembrando o Cinema Pernambucano, de Paulo Cunha

21h30 - Coquetel

Terça, 20 novembro
CINEMA DA FUNDAÇÃO

19h30 - Aitaré da Praia (62 min, 35mm)
Trilha sonora - Muniz do Arrasta-pé e Naércio do Acordeon, com a direção do compositor Lívio Tragtenberg, criador da Orquestra das Ruas de São Paulo

Coffee-break

20h30 – mesa-redonda - Ciclo do Recife - Homenagem ao cineasta Fernando Spencer

Coordenação: Rita de Cássia Araújo, diretora de Documentação da Fundaj

Debatedores: Alexandre Figueirôa (professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco), Luciana Corrêa de Araújo (professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos), Paulo Cunha (professor da Universidade Federal de Pernambuco), Fernando Spencer (cineasta)

Quarta, 21 novembro
CINEMA DA FUNDAÇÃO

19h30 - Grandezas de Pernambuco (30min, 35mm); Recife no Centenário da Confederação do Equador (10 min, 35mm),
Trilha sonora - André Freitas

Coffee-break

20h30 – mesa-redonda – Preservação de acervos cinematográficos

Coordenador: André Gil (técnico em conservação da Fundaj)

Debatedores: Carlos Roberto de Souza (coordenador da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso), Patrícia De Filippi (coordenadora do Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira) e Lula Cardoso Ayres Filho (diretor do Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres)

Quinta, 22 novembro
CINEMA DA FUNDAÇÃO

18h30 - Jurando Vingar (52 min, 35mm)
Trilha sonora - Loop B e Pedro Osmar

Veneza Americana (61min, 35mm)
Trilha sonora - Alex Mono e Pi.R

Coffee-break

20h30 – debate – Cinema Pernambucano Contemporâneo

Coordenador: Kleber Mendonça e/ou Luiz Joaquim

Debatedores: Luis Antônio Carrilho (Cineasta e representante da ABD – PE) e João Vieira Jr (Produtor da REC Produtores Associados, a confirmar), Paulo Caldas (Cineasta), Germano Coelho Filho (Produtor da Carcará Filmes, a confirmar).

Nenhum comentário: