domingo, 27 de agosto de 2006

Esta é a sua vida




Click, de Frank Coraci, é uma comédia excessivamente american way, em que Adam Sandler (cada vez mais parecido com Jerry Lewis) é Michael Newman, um estressado e esforçado pai de família. Na busca de um controle remoto universal, ele ganha um com o poder de pausar, adiantar e voltar no tempo, como se a vida fosse um menu interativo de DVD, com capítulos, extras e tal. Adivinha se ele usa a invenção pra melhorar o mundo? O cara aperta “pause” pra, err, peidar na cara do chefe, e pressiona “mute” pra calar a boca da amiga chata da esposa. Até que o aparelho se rebela, conduzindo o cidadão a um destino cruel.

Idas e vindas no tempo não são novidade no cinema de Hollywood. O crítico de cinema Kleber Mendonça lembrou muito bem o clássico de 1946, A Felicidade Não Se Compra, em que James Stewart vislumbra seu passado, assim como As Neves do Kilimanjaro (1952), em que o adoentado escritor vivido por Gregory Peck volta melancolicamente a episódios da vida. No campo da comédia, é inevitável lembrar da trilogia De Volta Para o Futuro. Em Click, o carro-máquina-do-tempo Delorean virou controle remoto; e o cientista maluco de Christopher Lloyd agora é de Christopher Walken.

A moral é da história é piegas, do tipo, “família acima de tudo”. Não chega a atrapalhar, mas, se há algo a aprender com a triste e patética vida de Newman, é constatar como a imensa maioria de nós, bem intencionados seres humanos, joga a vida fora em trabalhos insuportáveis e relações anestesiadas com poucos intervalos de lucidez.

Nenhum comentário: