sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Festival de Gramado // El vuelco del Cangrejo



Em escala ascendente, a mostra competitiva do 38º Festival de Gramado está revelando bons filmes. Hoje a programação de filme se encerra com o inédito e esperado Ex Isto, de Cao Guimarães, adaptação do livro Catatau, de Paulo Leminski, com João Miguel no papel de René Descartes. Da noite de quarta-feira, o colombiano El vuelco del cangrejo (A reviravolta do caranguejo), de Oscar Ruiz Navia, é um manifesto autoral atípico em um país que, assim como o Brasil, está se especializando em filmes sobre periferia e violência.

Premiado pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica no último Festival de Berlim (o mesmo recebido por La Teta Assustada), Cangrejo foi rodado numa comunidade de pescadores perdida no litoral, que interage com um forasteiro (Rodrigo Velez) à procura de uma rota marítima para deixar o país. Com exceção de Velez e de dois outros atores, todo o elenco é formado pelos moradores de La Barra, que reagem às câmeras com diálogos e ações tão naturais que não sabemos se assistimos a um documentário contemplativo ou uma ficção em tom de poesia. Na dúvida, é cinema.

Não se pode afirmar o mesmo de Ponto org, de Patrícia Moran. Seu núcleo dramático é ficcional, mas simula um documentário, em que uma garota classe média (Erika Altimeyer) e um videoartista (o rapper Renegado) entregam câmeras a um grupo de garotos, que num movimento de "inclusão", tornam-se autores de imagens da vida nas ruas. A experimentação é radical e provoca vertigem ao som de videogame. Impressiona a atuação de Teuda Bara, fundadora do Grupo Galpão de Minas Gerais.

(Diario de Pernambuco, 13/08/2010)

Nenhum comentário: