segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Diretores desconhecidos do grande público são contrapeso para a fama de que Gramado é festival de celebridades



A partir de hoje, o Diario de Pernambuco começa a publicar a cobertura do 38º Festival de Gramado. A programação começou na última sexta-feira e segue até o próximo sábado, com a festa de premiação.

Concorrem ao Kikito de Ouro oito longas-metragens brasileiros, sete de outros países da América Latina e 19 curtas nacionais. O principal homenageado é o ator gaúcho Paulo César Pereio, que recebe amanhã o Troféu Oscarito. O pernambucano Minha alma é irmã de Deus, de Luci Alcântara, encerra a primeira leva de curtas, na noite de hoje.

Este ano, o tradicional evento do cinema está maior. Ganhou dois dias, ou seja, começa e termina nos fins de semana. De acordo com Ademir Coletto, presidente do festival, o objetivo é atrair mais turistas - ano passado, 100 mil visitaram a cidade. A projeção para 2010 é de 120 mil.

Se no tapete vermelho é conhecido o assédio aos famosos (ou nem tanto), dentro do Palácio dos Festivais o evento busca chamar atenção dos cinéfilos com uma programação sem celebridades, em sua maioria, de respeito ou que podem gerar boas surpresas. Entre os veteranos, temos Geraldo Sarno (O último romance de Balzac), Sylvio Back (O Contestado - restos mortais) e Jorge Durán (Não se pode viver sem amor). Da nova geração, Jefferson De (Bróder), Patrícia Moran (Ponto Org), Eduardo Vaisman (180º) e Beto Souza (Enquanto a noite não chega).

O júri oficial de longas nacionais é formado por Emiliano Ribeiro, Ivana Bentes, Kiko Goifman, Mateus Araújo Silva e Suzana Amaral. No júri de curtas estão Eric Laurence, Paula Szutan e Marcos Breda. Entre os participantes do júri popular está Maria Doralice Amorim, leitora que venceu o concurso de críticas promovido pelo Diario.

O programa, elaborado pelo crítico José Carlos Avellar e o cineasta Sérgio Sanz, chama atenção não só para as mostras competitivas, mas para os filmes fora de concurso, como o longa 5x Favela - agora por nós mesmos, Elvis e Madonna, de Marcelo Laffitte e o carioca Chantal Akerman de cá, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. Na sexta que vem, encerrando as atividades cinéfilas, teremos o novo longa de Cao Guimarães, Ex Isto.

Apesar de ser conhecido como o festival das celebridades, o exercício da crítica se destaca em Gramado. Desde janeiro presidida por Roger Lerina, do jornal Zero Hora, a Associação dos Críticos do Rio Grande do Sul promove uma oficina, ministrada por Ivonete Pinto (revista Teorema) e um encontro, que este ano discute cinema, crítica e novas tecnologias.

(Diario de Pernambuco, 09/08/2010)

Nenhum comentário: