quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bastidores e "Eu indico" da semana

Dois diretores da mostra de longas em Gramado tem projetos a serem realizados em Pernambuco. Geraldo Sarno, que concorre com O último romance de Balzac, prepara roteiro para versão ficcional da história do General Abreu e Lima, personagem abordado por ele no documentário Tudo isto me parece um sonho (melhor direção e roteiro em Brasília). Já Sylvio Back, que apresentou o doc Contestado - restos mortais, viaja em outubro para Buíque, em pré-produção de longa sobre o escritor Graciliano Ramos.

**

O 43 º Festival de Brasília abre inscrições para as mostras competitivas em 35mm e digital. Ficha de inscrição e regulamento nos sites www.sc.df.gov.br e no www.festbrasilia.com.br. Este ano, o festival será entre 23 e 30 de novembro.

**

Alfredo e Sandra Bertini, organizadores do Cine PE, estão em Gramado para promover o festival através de sorteio que levará um gaúcho para o evento, em maio. E tudo indica que uma homenagem ao cinema italiano vem aí. Mês que vem, após o Festival de Veneza, eles vão a Roma encontrar Giuseppe Tornatore, o possível convidado de honra do Cine PE 2011.

**

Eric Laurence (Azul, Entre paredes), que integra o júri de curtas no Festival de Gramado, está rodando Mestres do frevo, primeiro longa de sua carreira. A ideia partiu de Spok, que convidou para o projeto os Maestros Nunes, Duda, José Menezes e Formiga. 15% das filmagens estão prontas.

Eu indico

Eu indico Beijo 2348/72 (Brasil, 1990), de Walter Rogério. O filme alfineta a sociedade de maneira poética, com humor inspirado em Chaplin, retratando o cotidiano da classe operária brasileira. Lançado em 1990, tem no elenco uma Fernanda Torres inspiradíssima e o comovente Chiquinho Brandão (que morreu um pouco depois). Que eu saiba, não saiu em DVD. Vale a pena.

German Ra, compositor, escritor e videasta.

Nenhum comentário: