sábado, 15 de setembro de 2007

Uma amostra dos trabalhos selecionados pelo FIHQ 2007







O Quadro Mágico apresenta três trabalhos que concorrem no salão do FIHQ. No total, são 194 trabalhos pré-selecionados de um universo recorde de 719 trabalhos de 28 países diferentes.

Impressiona a caricatura de Carlos Drummond de Andrade, formada por tubérculos (batata + mandioca?) e outros objetos, autoria de Carlus. Uma conveniente homenagem, ligada no período em que são lamentados os 20 anos sem o poeta mineiro.

Já o cartum futebolístico é obra do ucraniano Vladimir Kazanevsky. De acordo com Mascaro, um dos curadores do FIHQ, todos os cartuns selecionados estão com excelente nível, principalmente os do Leste Europeu.

O resultado final sai amanhã, às 16h, durante a abertura do evento, na Torre Malakoff (Recife Antigo). O vencedor para cada uma das cinco categorias (cartum, caricatura, quadrinhos, ilustração editorial e charge) ganhará R$ 6 mil, e terá seu trabalho impresso no catálogo do festival. Serão mil cópias, distribuídas a artistas, festivais país e mundo afora, imprensa, bibliotecas públicas e outras instituições.

É bom ressaltar que, nos últimos anos, o catálogo vinha sendo apresentado somente em CD, o que prejudicava a visibilidade do festival e dos artistas. De acordo com João Lin, presidente da Acape, não se trata apenas de registrar: “o artista do desenho de humor tem uma relação histórica com as mídias impressas, como o livro, o jornal e a revista, entre outros. Ter seu trabalho impresso com boa qualidade representa o fechamento de um ciclo na profissão de qualquer artista gráfico”.

Nove artistas formam a comissão julgadora do 9ºFIHQ: Baptistão (SP), Jota A (MA), Márcio Leite (MG), Mascaro (PE), RAL (PE), os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (SP), Alejandro Archondo (Bolívia) e Avril Filomeno (peruano redicado na Bolívia), ambos do coletivo de quadrinhos sediado em La Paz, Viñetas com Altura, grupo organizador Encuentro Internacional de Historietas de La Paz.

Todos eles (com exceção de Mascaro, membro da Acape e da curadoria do FIHQ) são convidados especiais do evento, e terão uma exposição própria, sendo RAL o grande homenageado.

Nenhum comentário: