domingo, 16 de setembro de 2007

FIHQ começa hoje com premiação, exposição e apresentação circense



O 9º Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco começa hoje (domingo), às 16h, na Torre Malakoff (Recife Antigo).

A homenagem deste ano é para RAL (Romildo Araújo Lima), veterano artista gráfico pernambucano que influenciou várias gerações de cartunistas. Ele é o criador do personagem Boi Misterioso, que serve de mascote do FIHQ 2007.

Na ocasião serão revelados os vencedores das cinco categorias da Mostra Competitiva. Cada um ganhará um troféu, o prêmio de R$ 6 mil e terá seu trabalho impresso no catálogo do evento.

Estarão presentes os artistas convidados para formar a comissão julgadora Baptistão (SP), Jota A (MA), Márcio Leite (MG), RAL (PE), os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (SP), Alejandro Archondo (Bolívia) e Avril Filomeno (peruana radicada na Bolívia), ambos do coletivo de quadrinhos sediado em La Paz, Viñetas com Altura, grupo organizador Encuentro Internacional de Historietas de La Paz, mais os curadores João Lin, Mascaro e Samuca, da Associação dos Cartunistas Pernambucanos - Acape.

Nas várias salas da Torre Malakoff estão montadas exposições da Mostra Competitiva, e espaços individuais para cada artista convidado, o que inclui Nelson Cruz (MG). O mineiro que ilustrou o Moby Dick de Hermann Meville está ausente da abertura, mas participa do evento nas semanas seguintes como palestrante e oficineiro.

Durante a abertura, haverá uma performance especial dos artistas da ONG Arricirco.

Nos próximos finais de semana de setembro haverá artistas da Acape fazendo caricaturas ao vivo e gratuitas.

O FIHQ 2007 é uma realização da Associação dos Cartunistas Pernambucanos - Acape, em parceria com a ONG Auçuba - Comunicação e Educação, patrocinio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe (Governo do Estado), e apoio da Prefeitura do Recife e Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia.

Nenhum comentário: