quinta-feira, 14 de julho de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Rango (EUA, 2011). De Gore Verbinski. Universal.

Desenho animado ou inventário de referências cinéfilas? Eis a dúvida levantada pela animação estrelada por um lagarto (voz de Johnny Deep), que acerta ao revisitar um Velho Oeste habitado por animais do deserto. E funciona tanto como produto de entretenimento como tributo a grandes filmes do passado. A comédia se dá principalmente pela inépcia do lagarto em cumprir papel de herói. E de uma banda de corujas mexicanas, que se esforça para entrar com o tema musical na hora errada.



Sem limites (Limitless, EUA, 2011). De Neil Burger. Imagem.

Jovem escritor (Bradley Cooper) não consegue produzir até que ingere misteriosa droga que aumenta sua capacidade cerebral. Turbinado, ele enxerga as inúmeras possibilidades ao redor e se torna rico e socialmente influente, o que desperta o interesse associativo de poderoso empresário (Robert De Niro). Porém, a disputa oculta pelo controle da substância o atrapalha, enquanto lhe surgem perigosos efeitos colaterais. Se a droga fictícia é uma metáfora para as existentes, não importa. O filme funciona como crítica às ambições modernas.



Garapa (Brasil, 2009). De José Padilha. 110 minutos. Vinny Filmes.

Lançado em DVD pela mesma distribuidora de Tropa de Elite 2, o filme anterior de Padilha é um documentário em preto e branco sobre pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Com forte granulação, as imagens são 100% dedicadas aos que sentem fome e outros impactos da miséria, econômica ou social. Não há vozes externas para explicar ou teorizar o assunto. O objetivo é forçar o espectador a conviver com aquelas famílias. E o confinamento a essa realidade não é nada fácil.

EU INDICO



Exit Through the Gift Shop (EUA, 2010), de Banksy. Indicado a melhor documentário na última edição do Oscar, e apesar das suspeitas de se tratar de uma ficção, é uma visão crítica sobre o mundo da arte e suas relações contemporâneas com o consumo e a indústria do entretenimento. Vale também como um panorama sobre alguns dos artistas de rua mais interessantes deste começo de século.

Sebba Cavalcante, designer e editor da UNArevista (www.unarevista.com)

BASTIDORES

PE em Locarno - Os curtas pernambucanos Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e Mens sana in corpore sano, de Juliano Dornelles, representam o Brasil na mostra Pardi di domani do 64º Festival de Locarno (Suíça). O evento será entre 3 e 13 de agosto.

Tatuagem - Em Paulínia, o produtor João Júnior confirma Irandhir Santos como protagonista de Tatuagem, primeiro longa de Hilton Lacerda. Filmagens começam em novembro, no Recife.

Lilith em Garanhuns - Vinte e seis filmes-poemas baseados no livro As filhas de Lilith, de Cida Pedrosa, serão exibidos pela primeira vez neste sábado, 15h, durante o lançamento de Olhares sobre Lilith, no Festival de Inverno de Garanhuns.

Animação - O 3º Festival Internacional de Animação de Pernambuco – Animage ampliará o circuito para o Nascedouro de Peixinhos, o Parque Dona Lindu e o Cine São Luiz. Sessões no Centro Cultural Correios, Cinema da Fundação e Parque 13 de Maio continuam. Inscrições abertas até o dia 29. Festival será de 30 de setembro a 7 de outubro.

Gramado - O concurso cultural que leva um leitor do Diario para o Festival de Gramado continua. Para se inscrever, basta enviar resenha crítica sobre qualquer filme em cartaz no Recife. O autor do melhor texto viajará, com as despesas pagas, onde participará do júri popular. O texto de até 35 linhas, enviado para andredib.pe@dabr.com.br, até dia 25.

Nenhum comentário: