quinta-feira, 9 de junho de 2011

Coluna de lançamentos da semana + notas de bastidores



Trabalho interno (Inside job, EUA, 2010). De Charles Ferguson. 109 minutos. Sony.

Oscar de melhor documentário, temos aqui um minuncioso levantamento dos motivos da crise econômica mundial de 2008. A investigação remonta aos anos 1980, e aponta para as relações viciadas entre instituições financeiras, acadêmicos, políticos e a grande mídia. Desprovido da sanha manipulatória de Michael Moore (Tiros em Columbine), Ferguson coloca na parede figurões que normalmente aparecem sorridentes nas páginas do jornalismo econômico. Bom ver gente assim suar frio.



Tetro (EUA/Itália/Espanha/Argentina, 2009). De Francis Ford Coppola. 127 minutos. Imovision.

Obra pessoal e universal sobre família, foco nas obsessões de poder entre pais e filhos. Filme jovem, experimental, de bela fotografia preto-e-branco e colorida, que reflete seu momento criativo, de produção independente. Trata de família ítalo-americana com poderoso patriarca, tema que alçou Coppola à fama com a saga dos Corleone e diz respeito à sua própria história. Tetro (Vincent Gallo) tem seu exílio em Buenos Aires interrompido quando o Benny (Alden Ehrenreich) aparece de repente, para cobrar satisfação.



Zé Colmeia (Yogi Bear, EUA, 2010). De Eric Brevig. 80 minutos. Warner.

Do design analógico para o digital, o longa preservou a dinâmica do personagem sedentário, cuca fresca e guloso. Mesmo sem chamar o vigia florestal (Tom Cavanagh) de “seu gualda”, o mesmo vale para o fiel escudeiro Catatau. Ursos de animação, eles roubam cestas de piquenique no mundo real - e um dos pontos fortes do filme está nessa interação. Eles precisam impedir prefeito ganancioso de lotear o Parque Jellystone. E nele não se deve mexer. Faz parte da nossa memória afetiva.

Bastidores

Rock Brasília - Pródiga nos anos 1980, a cena rock de Brasília está retornando no cinema. Mês que vem, Vladimir Carvalho (foto) apresenta o doc Rock Brasília, com entrevista inédita que fez com Renato Russo e depoimentos atuais de integrantes de quatro bandas: Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso. Não bastasse, semana passada começaram as filmagens de Somos tão jovens, sobre a formação da Legião. A direção é de Antonio Carlos da Fontoura.

Música - O Curta Doze e Meia continua programação de filmes sobre música. Hoje são cinco: Se liga na parada... Ou um abraço (PE), de Michelle de Assumpção; A estória de Clara Crocodilo (SP), de Cristina Santeiro, sobre Arrigo Barnabé; Do Morro? (PE), de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro, sobre o cantor João do Morro; Última fábrica (RJ), de Felipe Nepomuceno, sobre a Polysom, última fábrica de discos de vinil da América Latina; e O mundo é uma cabeça (PE), de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso , sobre o manguebeat. No auditório do Centro Cultural Correios (Recife Antigo). Entrada franca.

Casa Amarela - O Cineclube Coliseu (Sesc Casa Amarela) exibe hoje, às 19h, o drama brasileiro O baiano fantasma (Brasil, 1984), de Denoy de Oliveira. No filme, José Dumont é um migrante nordestino que vai a São Paulo para melhorar de vida, mas acaba em quadrilha que vende proteção pessoal às pessoas. Classificação: 14 anos. Entrada franca.

Caruaru - Diretor Neco Tabosa faz seleção de atores para João Heleno, seu próximo curta, a ser rodado em Caruaru. Atores parecidos com Paul McCartney, John Lennon, Yoko Ono devem mandar fotos e videos para elencofilmejoaoheleno@gmail.com.

(Diario de Pernambuco, 09/06/20110

Nenhum comentário: