tag:blogger.com,1999:blog-33428043.post8041347000897327812..comments2023-10-17T12:48:30.312-03:00Comments on Quadro Mágico: Festival de Curitiba instala dúvida hamletianaAndre Dibhttp://www.blogger.com/profile/12232747305931873809noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-33428043.post-24205971171586539882009-03-26T01:15:00.000-03:002009-03-26T01:15:00.000-03:00Total falta de respeito e nenhuma consideração pel...Total falta de respeito e nenhuma consideração pelo público.<BR/><BR/>O Festival de Curitiba deu seu veredicto: somos culpados. Mas ao contrário do que a peça O Estrangeiro possa sugerir, não fomos condenados pela ausência de lágrimas durante o funeral de nossas mães. Foi sim por acreditarmos. Por acreditarmos na cultura, por sermos amantes do teatro, por admirarmos um bom texto, por valorizarmos ótimos atores e diretores, por apreciarmos uma adaptação primorosa e uma iluminação inspirada. Por, na edição passada do Festival, termos assistido à peça do Gerald Thomas com um pedaço a menos e ao Vestido de Noiva que literalmente “travou” duas vezes (e foi transferido para a meia noite em um dia de semana). Por, já nesta edição, não vermos o Oceano devido ao “dilúvio” e por – apesar de tudo – insistirmos em ser o público. <BR/>Sim, foi exatamente assim – sem sentido – que o Festival de Curitiba decidiu pela condenação dos espectadores que assistiriam ao espetáculo O Estrangeiro às 19 horas no dia 25 de março. Ao chegar ao teatro, apenas um pequeno cartaz avisava sobre o cancelamento de última hora da sessão e uma inábil funcionária do Festival sem qualquer explicação trocava os ingressos destas pessoas para a sessão das 21 horas no mesmo dia. Quando questionada sobre os lugares marcados, pois as pessoas tinham comprado com a devida antecedência seus ingressos, ela apenas respondia que faria o possível para manter as pessoas dentro do teatro. Infelizmente, o possível é como a realidade, ou seja: é relativo. <BR/>Nosso grupo era composto por quatro espectadores. Avisamos que havíamos comprado com a devida antecedência para garantirmos bons lugares e juntos. Ao retornarmos ao teatro, às 21 horas, a confusão estava armada. Os nossos quatro lugares juntos na quinta fila viraram quatro lugares separados e espalhados pelas últimas cinco filas do teatro. Ok, concordo com o senhor que estava apenas acompanhado por uma pessoa e nos tirou dos nossos lugares de direito: “ele não tinha culpa do ocorrido”, mas ele também deveria concordar que “nem eu, nem ninguém na platéia era culpado”. O Festival cancelou a sessão anterior sem aviso prévio nem explicação, nem sequer a organização pediu desculpas ao público (pelo menos isso foi feito no caso do Vestido de Noiva). Talvez o mais justo com a platéia fosse abrir mão dos lugares marcados, mas não apenas para o público que veio da sessão das 19h e sim para todos. Até mesmo porque conseguir dois bons lugares para duas pessoas é, no mínimo, 50% mais viável do que para quatro. Agora, adianta de quê apelar para a racionalidade da funcionária do festival que nos arrancou dos lugares e simplesmente nos largou no corredor da platéia sem resolver o ocorrido?<BR/>Falta profissionalismo, preparo e principalmente educação à equipe do Festival. MAS PRINCIPALMENTE FALTA CONHECIMENTO SOBRE A MAIS BÁSICA PREMISSA DESTA ARTE: SÓ HÁ TEATRO SE HÁ PÚBLICO.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09993666193477747018noreply@blogger.com