tag:blogger.com,1999:blog-33428043.post3086823185452677229..comments2023-10-17T12:48:30.312-03:00Comments on Quadro Mágico: Festival de Gramado // Longas nacionais em perspectivaAndre Dibhttp://www.blogger.com/profile/12232747305931873809noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-33428043.post-57786945590353069672010-08-16T22:08:04.782-03:002010-08-16T22:08:04.782-03:00Olá André Dib(Quadro Mágico)
Aqui é a Ludimila, um...Olá André Dib(Quadro Mágico)<br />Aqui é a Ludimila, uma das organizadoras da jornada de estudos sobre romances gráficos que ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB) no dia 2 de setembro de 2010, evento organizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea coordenado pela professora Dr. Regina Dalcastagnè. <br />Aproveito o espaço para convidá-lo e pedir que nos ajude com a divulgação.<br /><br />Atenciosamente,<br />Ludimila Moreira Menezes<br /><br />Mais informações:<br />http://gelbcunb.blogspot.com/<br /><br />jornada de estudos sobre romances gráficos<br /><br /><br />O termo graphic novel cunhado por Richard Kyle, em um manifesto de 1964, surgiu da insatisfação de alguns artistas com as limitações que o termo comics impunha, já que este era associado com frequência a tiras de humor ou revistas para crianças, inviabilizando novos formatos e, principalmente, novos conteúdos.<br /><br />Foi Will Eisner o pioneiro na utilização concreta do termo, impresso na capa de sua obra Um contrato com Deus, publicada em 1976. Iniciava-se assim, dentro de uma concepção de arte sequencial desenvolvida por Eisner, o romance gráfico, visto atualmente como um livro que conta uma história em imagens e textos e apresenta um enredo completo e temática adulta, recebendo tratamento gráfico de qualidade. Algo assim como uma obra ficcional de contornos de prosa em formato de quadrinhos.<br /><br /><br />Apesar dessa concepção de romance gráfico ter seus problemas e não ser totalmente aceita nem pelos artistas, nem pela crítica literária, ela revela o surgimento de uma nova forma de narrativa que tem se aperfeiçoado e, hoje, representa um mercado editorial de grandes proporções.<br /><br />Dentro desse contexto, essa 1ª Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos se propõe a se debruçar sobre algumas dessas obras de grande repercussão, utilizando-se de elementos da crítica literária contemporânea para analisá-las e promover um debate que permita uma melhor compreensão de seu alcance no campo literário.<br /><br /><br /> <br />programação<br />dia 2 de setembro de 2010<br />9h às 12h<br /><br />O passado no futuro: opressão de gênero e resistência em Persépolis, de Marjani Satrapi e Aya de Yopoung, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie - Vania M. F. Vasconcelos<br /><br />Para além do diagnóstico: traçados de subversão em Epiléptico, de David B. - Ludimila Moreira Menezes<br /><br />O discurso autobiográfico nos romances gráficos Retalhos, de Craig Thompson, e Epiléptico, de David B. - Maria Clara Dunck Santos<br /><br />A poética do detalhe: retratos da resistência em Maus e Persépolis - Larissa Silva Nascimento<br /><br />Valsa com Bashir: experiência, memória e guerra - Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins<br /><br />14h às 15h45<br /><br />O silêncio dos imigrantes: de Rawet a Shaun Tan - Gabriel Antunes<br /><br />A construção de um país em Crônicas Birmanesas, de Guy Delisle - Humberto Brauler Rodrigues Pereira<br /><br />Identidade e migração: uma leitura de O chinês americano, de Gene Yang - Stella Montalvão<br /><br />16h às 18h<br /><br />O que realmente importa? Memória e subjetivação da arte em Le combat ordinaire - Laeticia Jensen Eble<br /><br />A identidade em quadrinhos: a construção de si em Persépolis, de Marjane Satrapi, e Fun Home, de Alison Bechdel - Ligia Diniz<br /><br />Memórias fraturadas: passado, identidade e imaginação em Borges e Mutarelli - Pedro Galas Araújo<br /><br /> <br /> <br />Serviço<br />Local: Auditório Agostinho da Silva – Departamento de Teoria Literária e Literaturas – Universidade de Brasília<br /><br />Inscrições até 31/8/2010 pelo e-mail:<br />jornadaromancesgraficos@gmail.com<br />Vagas: 30<br /><br />Coordenação:<br />Ludimila Moreira Menezes e Stella Montalvão.Ludimilanoreply@blogger.com